domingo, 03/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeDurante cirurgia para retirada de tumor cerebral o paciente canta e toca...

Durante cirurgia para retirada de tumor cerebral o paciente canta e toca violão; veja vídeo

Banner animado

O músico Maurício Stemberg, de 55 anos, fez isso a pedido dos médicos para garantir que áreas importantes do cérebro fossem preservadas enquanto a equipe trabalhava na cirurgia.

Por Renata Giraldi

Imagem de capa para Paciente canta e toca violão durante cirurgia para retirar tumor cerebral; Vídeo
O paciente Maurício Stemberg, de 55 anos, canta e toca violão durante a cirurgia de retirada de tumor cerebral para preservar as funções do cérebro – Foto: divulgação

Imagine um paciente que canta e toca violão durante sua cirurgia para retirar um tumor cerebral. O músico Maurício Stemberg, de 55 anos, fez isso a pedido dos médicos para garantir que áreas importantes do cérebro fossem preservadas enquanto a equipe trabalhava.

De repente o silêncio do centro cirúrgico do Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR) se transformou em palco com melodias, acordes e a voz forte do Maurício Stemberg, cantando deitado na mesa cirúrgica, cheio de fios e cateteres e com a cirurgia em curso. (vídeo abaixo)

Depois de sete horas na mesa de operação e recuperado, o produtor cultural falou com o Só Notícia Boa e disse que ganhou mais fé, confiança, e e amor pela música. “A música sempre foi minha terapia e minha forma de expressar meus sentimentos. De hoje em diante, ela se torna também uma ferramenta de cura, e estou ansioso para levá-la ao mundo de uma maneira completamente nova”, afirmou Maurício.

“A música me dá forças”

Maurício escolheu para cantar durante a cirurgia primeiro uma canção composta por ele, depois um clássico da Alcione.

Bem-humorado, ele foi aplaudido pela equipe durante a “apresentação”.

“A música me dá forças para superar qualquer obstáculo e poder tocar durante a cirurgia trouxe um novo significado para a minha carreira”, afirmou ele.

O tumor cerebral

Antes da cirurgia, o paciente sofreu com vários sintomas até o diagnóstico de tumor cerebral.

“Os primeiros sintomas foram confundidos com cansaço, até que convulsões e desmaios acenderam o sinal de alerta e me trouxeram até o hospital”, recordou Maurício.

A cirurgia foi realizada no último dia 26 e mais da metade do tempo Maurício se manteve acordado.

A combinação entre arte e ciência foi perfeita no caso de Maurício diante da humanização da medicina, como prevê a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante a cirurgia do paciente com tumor cerebral, médicos, enfermeiros, técnicos e instrumentadores testemunharam os efeitos desta combinação.

“A participação ativa do paciente preencheu o silêncio do centro cirúrgico com música, e foi emocionante demais acompanhar de perto essa orquestra: a operação em andamento e o paciente realizando um verdadeiro show”, disse a técnica de enfermagem que auxiliou a cirurgia Daniele Alves ao Só Notícia Boa.

Filho de cantor

Maurício é filho de um cantor e, aos 7 anos, sabia tocar violão e logo começou a também soltar a voz.

A mulher do paciente, Sonia Stemberg, disse que o grande amor dele é a música, sem sombra de dúvidas.

“O Maurício é a própria música. Quando olho para ele, vejo uma nota musical”, resumiu ela.

Apaixonado por melodias, Maurício, segundo a mulher, tem uma confiança sem igual na música e na força dela.

“Ele sempre acreditou que a música é uma força transformadora, e agora, essa mesma música se tornou uma aliada importante”, afirmou Sonia.

A complexidade de uma neurocirurgia

O neurocirurgião Carlos Alberto Mattozo foi o responsável pela cirurgia.

Segundo o médico, em casos como o de Maurício, a complexidade do tumor na localização em uma área diretamente relacionada aos mecanismos da linguagem.

O especialista ressaltou que, como o paciente trabalha com música diariamente, realizar atividades que fazem parte de sua rotina se mostrou essencial para preservar as funções.

“Logo que o paciente soube que precisaria passar por uma cirurgia no cérebro, ficou preocupado com o impacto que isso poderia ter em suas habilidades musicais, o que foi decisivo para realizarmos o procedimento com o Maurício tocando o violão”, relembrou o médico.

Etapas da cirurgia

O neurocirurgião disse que, inicialmente, o paciente é sedado e dorme na primeira parte da cirurgia.

Neste momento é feita a chamada neuronavegação, com um sistema computadorizado e de luz infravermelha que auxilia na localização intraoperatória, a incisão e a abertura do crânio.

Em seguida, a medicação é diminuída e o paciente é despertado.

A partir desse ponto, o paciente fica apto a responder a todas as perguntas do médico durante o procedimento cirúrgico e executar ações, como tocar, cantar e conversar.

“Normalmente, o paciente é acordado durante o procedimento para fazer testes e verificar se há desenvolvimento de alguma alteração ou lesão neurológica”, disse o médico.

Maurício recuperado

Menos de 48 horas após o fim da cirurgia, o paciente deixou o hospital com o violão em mãos e pronto para novos começos. Ele agradeceu:

“Depois de passar por tudo isso, entendi que realmente Deus escreve certo por linhas tortas. Hoje, sem nenhuma sequela, carrego uma gratidão imensa pelo cuidado médico e pelo atendimento do hospital”, concluiu o produtor musical.

A sala de cirurgia enquanto o músico Maurício Stemberg, era operado - Foto: divulgação

A sala de cirurgia enquanto o músico Maurício Stemberg, era operado – Foto: divulgação

O paciente Maurício Stemberg cantou e tocou violão enquanto durante a cirurgia para retirada de um tumor cerebral - Foto: divulgação

O paciente Maurício Stemberg canta e toca violão enquanto durante a cirurgia para retirada de um tumor cerebral – Foto: divulgação

Maurício Stemberg se recuperou bem e voltou a cantar e tocar após a cirurgia - Foto: divulgação

Maurício Stemberg se recuperou bem e voltou a cantar e tocar após a cirurgia – Foto: divulgação

Assista ao video do paciente que canta e toca violão durante cirurgia para retirada de tumor cerebral:

Espalhe Notícia Boa!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes