Em Marcelândia Juiz ministra palestra de combate à corrupção

    147
    0
    Google search engine

    colegioMARCELÂNDIA: Juiz ministra palestra de combate à corrupção

                                  O juiz da Comarca de Marcelândia, Silvio Mendonça Ribeiro Filho, ministrou na última terça-feira (9), Dia Internacional de Combate Contra a Corrupção, uma palestra para alunos e professores da Escola Estadual Pedro Bianchini, e também para a população do município. A apresentação teve viés educativo e buscou conscientizar os jovens e a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.

     
    De acordo com o magistrado, para erradicar a corrupção é necessário que se coíba qualquer ato que seja ilegal e contrário à moralidade e à ética, como colar na prova, adulterar medidor de energia, furar fila, comprar produto pirata, tentar subornar guarda de trânsito etc.

    Além disso, o juiz destacou que a corrupção subtrai recursos que poderiam ser aplicados na saúde, educação, segurança, moradia e na realização de obras de infraestrutura. “Para o país se desenvolver é necessário um eficaz combate a este mal que assola nossas instituições”, ressaltou durante o evento.

     
    Neste sentido, enfatizou ainda que a conscientização deve começar dentro de casa, durante a formação do caráter do adolescente, por meio da educação e dos bons exemplos que os pais passam para os filhos.

    Representantes do Poder Executivo, Legislativo, Ministério Público Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também estiveram presentes na palestra.

    Histórico

    A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo. Em referência a essa data, o 9 de dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.

    Redação – Marcelândia News