Início Ciência e Tecnologia Empresa troca quase 100% dos funcionários por Inteligencia Artificial e gera revolta

Empresa troca quase 100% dos funcionários por Inteligencia Artificial e gera revolta

159
0
Google search engine

Decisão de Suumit Shah, fundador da Dukaan, recebeu ‘chuva’ de críticas

Tamires Ferreira  

Candidato esperando entrevista de emprego sentados ao lado de um robô com IA (inteligência artificial)
Imagem: Shutterstock

Tudo sobre Inteligência Artificial

Uma empresa na Índia decidiu recentemente substituir 90% dos seus funcionários do atendimento ao cliente (SAC) por um chatbot de inteligência artificial (IA). Suumit Shah, diretor-executivo da Dukaan, explicou via Twitter que a troca melhorou o objetivo da função, além de ter otimizado o tempo de resolução de problemas de clientes. 

Pontos importantes da notícia: 

  • A Dukaan demitiu 90% da equipe do SAC e a substituiu por robôs de atendimento; 
  • O comunicado da empresa via Twitter gerou revolta e críticas; 
  • A decisão de Shah chega em um momento que diversos países discutem como avançar com a IA ao mesmo tempo em que garantem a segurança dos consumidores; 
  • Além disso, há preocupações de que a tecnologia afete negativamente o mercado de trabalho, deixando muitas pessoas desempregadas, especialmente no setor de serviços. 

Shah justificou em uma série de tuítes a decisão, dizendo que o SAC vinha apresentando problemas para a empresa há muito tempo. As publicações tiveram mais de um milhão de visualizações e muitas críticas. Segundo o empresário, demitir funcionários foi uma decisão “difícil”, mas “necessária”. 

Dado o estado da economia, as startups estão priorizando a lucratividade em vez de tentar se tornar ‘unicórnios’, e nós também. Suumit Shah, fundador da Dukaan. 

O robô de SAC da Dukaan 

O chefe da empresa aproveitou para explicar como o bot trabalha. Segundo ele, a plataforma funciona como um assistente virtual e responde a todos os tipos de perguntas com rapidez e precisão. 

Na era da gratificação instantânea, começar um negócio não é mais um sonho distante. Com a ideia certa, a equipe certa, qualquer um pode transformar os seus sonhos empresariais em realidade. 

Nas críticas, internautas acusaram a empresa de não humanizar seus colaboradores, optando por um caminho com consequência “implacável” na vida das pessoas e futuro do setor. O CEO rebateu dizendo que a Dukaan segue realizando outras contratações e tem vagas em aberto. Ele também citou que detalharia as medidas de suporte aos trabalhadores pelo LinkedIn. 

Em março desde ano, a própria IA do ChatGPT indicou 80 profissões que podem sumir com o avanço da IA — cargos que precisem de habilidades para atendimento ao público foram listados. O Goldman Sachs também publicou um relatório indicando que a tecnologia poderia substituir cerca de 300 milhões de empregos em tempo integral. 

Olhardigital / Com informações do G1 e BBC News