terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioGeralEconomiaEmpresário brasileiro assina carta pedindo aumento de impostos sobre grandes fortunas

Empresário brasileiro assina carta pedindo aumento de impostos sobre grandes fortunas

Banner animado

Por Karen Belém

Imagem de capa para Só um empresário brasileiro assinou carta pedindo aumento de impostos sobre grandes fortunas
Só tem um brasileiro na lista! Grandes bilionários escreveram uma carta para líderes mundiais cobrando aumento de impostos sobre fortunas. – Foto: divulgação

Um grupo de 250 bilionários e milionários, incluindo o único brasileiro da lista, João Paulo Pacifico, 45 anos, assinou uma carta pedindo o aumento de impostos sobre grandes fortunas.

João Paulo é fundador do grupo de investimentos Gaia. Além de empresário, ele também é escritor, ativista e conselheiro da ONG Greenpeace. Defende a taxação das grandes fortunas como forma de redistribuir a riqueza.

A intenção do grupo é entregar a carta intitulada “Proud to pay”, ou “Orgulhosos em pagar” em português, para os líderes mundiais durante o Fórum Econômico Mundial. Mas afinal, como isso funcionaria e quais seriam os efeitos dessa medida? Entenda;

Taxar para investir

A ideia por trás dessa proposta é simples: os mais ricos da sociedade querem ser taxados para que o dinheiro arrecadado seja investido em projetos sociais e no futuro democrático comum.

Segundo escreveram, isso não irá afetar seu padrão de vida ou prejudicar suas crianças.

Pelo contrário, com a medida acreditam que podem “transformar a riqueza extrema e improdutiva em investimento em nosso futuro democrático comum”.

Trechos da carta

No documento eles escreveram:

“Estamos surpresos que vocês fracassaram em responder a uma simples pergunta que estivemos fazendo durante três anos: quando vocês vão taxar a riqueza extrema?”

“Se os representantes eleitos nas principais economias do mundo não adotarem medidas para lidar com o aumento dramático da desigualdade econômica, as consequências continuarão a ser catastróficas para a sociedade”

“Nosso pedido é simples. Nós, os muito ricos em nossa sociedade, queremos ser taxados por vocês.”

A herdeira da Disney assinou

Outros bilionários e milionários de 17 países também assinaram essa carta.

Entre alguns nomes estão a herdeira do império Disney, a atriz Abigail Disney, o ator Simon Pegg, a herdeira de uma família de empresários Rockefeller, a neta do industrial alemão Robert Bosch e o músico Brian Eno.

O que mais sabemos sobre João Paulo Pacifico

O empresário está no mercado financeiro há mais de 20 anos. Fundou o grupo Gaia em 2009, mas em 2022 foi doado a uma ONG. Todo o patrimônio foi para ajudas sociais, como a criação de moradias populares.

A empresa chegou a ser pressionada por representantes do agronegócio por conta dos projetos que levava cooperativas agrícolas ao Movimento dos Sem Terra (MST).

Depois da doação, ele agora investe e colabora com as cooperativas do MST e outras ações sociais.

“Quero combater o vício em dinheiro que existe no mercado financeiro”, disse.

Eles ressaltam que a taxação não terá grande impacto em seu padrão de vida, mas será um investimento na sociedade. - Foto: reprodução/Shutterstock

Eles ressaltam que a taxação não terá grande impacto em seu padrão de vida, mas será um investimento na sociedade. – Foto: reprodução/Shutterstock

SNB / Com informações de O Globo.

Espalhe notícia boa!

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes