Início Esportes ESPORTE PARALÍMPICO: Palestra mobiliza mais de mil profissionais em Cuiabá

ESPORTE PARALÍMPICO: Palestra mobiliza mais de mil profissionais em Cuiabá

61
0
Google search engine

Professores são estimulados a trabalhar esportes adaptados com crianças e adolescentes

Marcio Camilo | Seduc-MT 

              A Superintendência de Políticas Esportivas Especiais, da Seduc, promoveu no último fim de semana, palestra de esportes paralímpicos a professores e diretores da rede municipal de ensino de Cuiabá. O objetivo do evento foi incentivar os profissionais a trabalhar o esporte com estudantes que tenham algum tipo de deficiência.

            No encontro foi repassado aos professores de Educação Física como trabalhar o paradesporto nas escolas. Mais de mil profissionais participaram da palestra realizada no auditório da Secretaria de Educação de Cuiabá.

           De acordo como o superintendente de Políticas Esportivas Especiais, Mário Marcio Pecora, Cuiabá possui mais de mil estudantes, de 4 a 12 anos, com a algum tipo de deficiência. “É importantíssimo que os professores sejam estimulados a trabalhar com esse público, que carece de uma maior atenção do poder público”, acrescentou.

              Pecora também falou sobre jogos estaduais paralímpicos que serão realizados pela primeira vez em Mato Grosso. Ao todo serão 400 atletas, adolescentes e adultos, que competirão nas modalidades de natação, golbol, tênis de mesa, atletismo, bocha, judô e tênis para cadeirantes. “Esse evento será o marco do paradesporto em  Mato Grosso”, destacou Pecora.  

                 Na conversa com os professores ele também atentou que os esportes paralímpicos podem abrir novas frentes de trabalho no estado. Conforme o superintendente,  quase ninguém trabalha com o paradesporto e que se capacitar na área é uma chance de inserção no mercado de trabalho. “O professor pode abrir uma academia especializada em esportes adaptados, por exemplo. É uma coisa que ninguém está pensando ainda”, enfatizou.

                  Ao final da palestra muitos professores se interessaram em fazer um curso de modalidade paralímpica. “Devido aos pedidos nós estamos pensando em promover uma capacitação em Cuiabá. Mas a principio, esses professores poderão participar dos cursos de arbitragem, de técnicos e classificadores que serão desenvolvidos para os jogos paralímpicos estaduais ”, afirmou Pecora.