terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioSocialMulherDia “D“ de Doação de Leite Humano: Estão abertas as inscrições para...

Dia “D“ de Doação de Leite Humano: Estão abertas as inscrições para mães participarem das atividades

Banner animado
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) abriu as inscrições para as mães que amamentam participarem das atividades do dia “D” de Doação de Leite Humano, que ocorrerá no dia 19 de maio. Durante o evento, as mães irão visitar os bancos e postos de coleta de leite humano e UTI neonatal localizados em Cuiabá, além de participarem de uma roda de conversa sobre a temática.

A inscrição deve ser realizada até 5 de maio neste link. Conforme um dos organizadores do evento, o nutricionista e integrante da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, a proposta é mostrar às mães a importância da doação do leite humano.

“Ao visitar o banco de leite humano ou o posto de coleta e a UTI neonatal elas vão conhecer de perto a realidade de cada bebê e descobrir a importância da doação do leite humano para auxiliar no desenvolvimento saudável da criança”, diz Rodrigo.

A ação marca o encerramento da II Semana Mato-grossense de Doação de Leite Humano, realizada pela SES, que acontecerá entre os dias 15 e 19 de maio, em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19.

São parceiros da II Semana o Grupo de Apoio Supermães, a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do projeto de extensão, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Cuiabá, o Grupo Bem Gerar e a Associação de Doulas de Mato Grosso.

Programação do Dia D

As mulheres inscritas poderão escolher qual unidade visitar, sendo elas: o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Júlio Müller e do Hospital Geral, os Postos de Coleta de Leite Humano do Hospital Beneficente Santa Helena e do Hospital e Maternidade Femina. Também estará entre as opções de visita à UTI neonatal destes hospitais.

“Para participar destas atividades, as mães deverão preencher o formulário eletrônico disponibilizado no link. Após as visitas, que ocorrerão nos períodos matutino e vespertino, elas decidirão se serão doadoras de leite humano. Caso optem por ser, faremos o cadastro delas no mesmo momento”, informa Rodrigo.

Rodrigo ainda explica que pode ser doadora toda mãe que esteja amamentando em qualquer fase mas, principalmente, no seu início, e independentemente do volume de leite. É possível se cadastrar na Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano (rmBHL). Para isso, basta estar saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes