
      João Arcanjo Ribeiro passou por audiência no Fórum de Cuiabá (Foto: Lislaine dos Anjos/G1)O ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro ganhou a liberdade nesta segunda-feira (26), depois de passar uma audiência para a instalação de tornozeleira eletrônica, na 2ª Vara Criminal de Cuiabá. No Fórum, ele entrou e saiu sem ser visto.
        Com penas que somam a mais de 87 anos, Arcanjo está preso há 14 anos e nove meses. Ele é acusado de vários crimes, entre eles homicÃdio, contravenção penal, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro, e foi solto depois de cumprir 1/6 da pena.
Ele foi levado ao Fórum sob escolta. Muitos jornalistas aguardavam do lado de fora, já que foi proibida a entrada da imprensa na sala de audiências. A famÃlia de Arcanjo também foi ao local para sair com ele.
A audiência estava marcada para às 14h, mas foi antecipada para as 13h diante da repercussão do caso, como diz um informativo colado na porta da sala de audiências.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/p/i/9n3HYAR7eC7lBDDUNI4A/audienciaarcanjo1.jpeg)
Comunicado diz que audiência foi antecipada (Foto: Lislaine dos Anjos/ G1)
        “Comunicamos que, em razão da repercussão e atendendo ao pedido da Defesa e do Ministério Público, a audiência do senhor João Arcanjo Ribeiro foi antecipada para as 13h, visando proteger a integridade fÃsica e preservar a intimidade do reeducando”, diz o comunicado.
         O crime de maior repercussão atribuÃdo a João Arcanjo é a morte do empresário Domingos Sávio Brandão de Lima Júnior, dono do jornal Folha do Estado, em 2002. Por ser o mandante do crime, Arcanjo foi condenado a 19 anos de prisão em regime fechado pelo Tribunal do Júri, na Comarca de Cuiabá, em 2013.
         Ele teve a prisão decretada e foi preso em 2003, em Montevidéu, no Uruguai, durante a Operação Arca de Noé, que visava desarticular o crime organizado no estado.
Ele foi extraditado para o Brasil em 2006.

João Arcanjo Ribeiro deixou a sala de audiências com tornozeleira eletrônica. Ele já cumpriu 1/6 da pena.




