quinta-feira, 07/12/2023
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioFazendeiro é preso por criar gado em áreas embargadas

Fazendeiro é preso por criar gado em áreas embargadas

Banner animado
gado, fazendeiro

Nesta quinta-feira (27), um fazendeiro foi preso em Rondonópolis (MT), a 217 km de Cuiabá, por cometer crimes ambientais na cidade de Itiquira (MT).

A prisão preventiva foi decretada pela Justiça de Mato Grosso, que atendeu um pedido Ministério Público de Mato Grosso.

De acordo com o MP, o fazendeiro desmatou vegetação do Cerrado, duas vezes, sem autorização ou licença do órgão ambiental.

Além disso, o fazendeiro é acusado de atrapalhar o crescimento natural da vegetação e de não obedecer proibições impostas.

Fazendeiro preso estava criando gado

Inicialmente, o promotor de Justiça de Itiquira, Claudio Angelo Correa Gonzaga, solicitou que o réu tivesse suas atividades econômicas suspensas na área de crime ambiental (polígonos de desmatamento indicados pelo órgão ambiental) como medida cautelar.

A Justiça acatou o pedido e informou ao fazendeiro as medidas a serem seguidas.

No entanto, após a Polícia Militar de Proteção Ambiental constatar o descumprimento da medida, o Ministério Público de Mato Grosso pediu a prisão preventiva do produtor rural.

Em diligência realizada pela Polícia Ambiental, foram encontrados indícios de atividades recentes, como gado e pastagens bem formadas, no local embargado.

O promotor de Justiça destacou que o cumprimento dos embargos impostos pelo órgão ambiental é uma obrigação legal de grande importância para o meio ambiente, buscando evitar danos contínuos e permitir a regeneração da área degradada.

A juíza Fernanda Mayumi Kobayashi, ao decretar a prisão do fazendeiro, ressaltou que a imposição de medidas cautelares não tem sentido se não houver a devida força coercitiva para fazê-las serem cumpridas.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes