terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócio Feijão-caupi é apresentado como opção de segunda safra em MT

Feijão-caupi é apresentado como opção de segunda safra em MT

Banner animado

 

COLIMEL

Foto: Gabriel Faria

Área plantada com feijão-caupi vem crescendo em Mato Grosso

                 A Embrapa está com inscrições abertas para o seminário “Feijão-caupi: mercado, melhoramento genético e estratégias de manejo”. O evento será realizado na próxima terça-feira, dia 18, a partir das 8h30, no auditório da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT).

                       As vagas são limitadas e as inscrições antecipadas devem ser feitas enviando nome completo, profissão e instituição em que trabalha para o e-mail agrossilvipastoril.eventos@embrapa.br.

Feijão-caupi

                    O feijão-caupi é uma cultura que vem ganhando espaço em Mato Grosso, como opção de segunda safra. A expectativa é de que nesta safrinha o grão ocupe cerca de 200 mil hectares no estado.

                      Ao contrário da região Nordeste, onde é cultivado pela agricultura familiar para consumo interno, em        Mato Grosso a produção de feijão-caupi é feita em escala comercial, visando o mercado externo. Para isso são necessárias adaptações de tecnologias, de modo a permitir a colheita mecanizada, por exemplo, além de se conhecer melhor as técnicas aplicadas de manejo.

                  Neste sentido a Embrapa vem desenvolvendo novas cultivares de porte ereto e semi-ereto e inicia trabalhos de manejo desta cultura nas condições mato-grossenses.

                 De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, baseado na Embrapa Agrossilvipastoril, José Ângelo Meneses, este seminário buscará justamente sanar algumas destas demandas dos produtores por meio da apresentação das tecnologias já disponíveis, além de discutir outras necessidades.

Programação

                          Durante o seminário “Feijão-caupi: mercado, melhoramento genético e estratégias de manejo” serão apresentadas palestras sobre o potencial de crescimento da cultura em Mato Grosso, manejo, melhoramento genético, novas cultivares disponíveis e produção de sementes.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes