- Categoria:Â Laboral/Economia
França - Diário Liberdade – O número de franceses vivendo em moradias precárias ou até mesmo nas ruas é de 3,5 milhões, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (03) pela Fundação Abbé Pierre, em Paris.
No paÃs inteiro, 3,2 milhões de pessoas moram em alojamentos que apresentam superlotação e outros ainda vivem em pensões, acampamentos, construções insalubres e favelas. O contingente de candidatos na fila de espera de um alojamento fornecido pelo Estado é de 1,8 milhão.
Christophe Robert, delegado-geral da Fundação Abbé Pierre, aponta que a situação chegou a esse nÃvel por causa da crise capitalista que vive a Europa, beneficiando os especuladores imobiliários em detrimento da classe trabalhadora. “O desemprego aumentou, assim como o número de trabalhadores pobres, enquanto os preços dos imóveis explodiram nos últimos anos”, disse, citado pela rádio RFI.
O estudo, que abrange o perÃodo de 2010 a 2012, revelou que no final de 2012 havia 111,5 mil adultos e 30 mil crianças vivendo nas ruas da França, um aumento de 50% em dez anos. Os pesquisadores também constataram que cada vez mais pessoas dependem dos programas assistenciais de urgência do governo.