
Â
     Pela primeira vez, desde 2010, o vÃrus A (H1N1) sofre alterações genéticas que podem comprometer a eficácia das vacinas, portanto, as vacinas influenza trivalente e quadrivalente serão reformuladas para 2017.Â
      A Organização Mundial da Saúde, OMS, publicou recentemente a recomendação das cepas (tipos de vÃrus) que devem compor as vacinas de Influenza para o Hemisfério Sul no ano de 2017. Em relação ao ano anterior, a cepa A H1N1, que se mantinha a mesma desde 2010, deverá ser substituÃda. Somente poderão ser produzidas e comercializadas as vacinas que estiverem de acordo com as novas determinações. As vacinas atualmente comercializadas ou fabricadas fora destas especificações não deverão ser utilizadas na próxima temporada de influenza (2017).
      Os vÃrus da gripe sofrem mutações constantemente, por isso é necessário atualizar as vacinas. Depois do seu surgimento, em março de 2009, e da disseminação global, o vÃrus H1N1 permaneceu estável. No entanto, alguns vÃrus isolados recentemente mostraram-se geneticamente distintos da cepa de 2009, podendo comprometer a efetividade das vacinas. Por este motivo, houve substituição pela nova cepa A (H1N1), tanto nas vacinas trivalentes como nas vacinas quadrivalentes indicadas para o hemisfério sul.
 “A revacinação anual contra a gripe é indicada todos os anos. A identificação de uma nova variante do vÃrus A (H1N1) torna ainda mais necessária a imunização em 2017. Vale ressaltar que, embora acometa pessoas de qualquer faixa etária, o vÃrus A (H1N1) tem causado grande número de casos graves e mortes em pessoas com menos de 60 anos de idade, que normalmente não aderem à s recomendações das Sociedades Médicas para se vacinarem, mesmo quando apresentam condições de risco como, diabetes, doenças cardÃacas, pulmonares, etc.â€, explica a Dra. Lucia Bricks, diretora médica para Influenza da Sanofi Pasteur na América Latina.
 A vacina influenza trivalente contém duas cepas A e uma B. A vacina quadrivalente proporciona maior proteção contra a influenza e suas complicações, pois uma cepa B adicional, (duas A e duas B). Duas cepas B têm cocirculado com as cepas A(H1N1) e A(H3N2) há mais de uma década, em diversos paÃses, incluindo o Brasil. Ambas as vacinas, trivalente e quadrivalente,  são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)[1].
 Cepas recomendadas para a temporada do Hemisfério Sul 2017
-
Cepa A Michigan/45/2015/H1N1 pdn09-like à  Nova variação do vÃrus
-
Cepa A Hong Kong/4801/2014/H3N2-like
-
Cepa B Brisbane/60/2008/Victoria-like
 Cepa adicional para as vacinas quadrivalentes
-
Cepa B Yamagata: B/Phuket/3073/2013-Like (Yamagata)