Início COMUNIDADE EM PAUTA Homens fecham BR-174 e exigem reabertura de garimpo em Pontes e Lacerda

Homens fecham BR-174 e exigem reabertura de garimpo em Pontes e Lacerda

135
0
Google search engine

 Foto: ASCOM PM-PL      Foto: ASCOM PM-PL

                  No dia de ontem(10) aconteceu  através da Operação Terra do Nunca liderada pela Polícia Federal, o fechamento  do garimpo denominado Nova Serra Pelada, localizado na cidade de  Pontes e Lacerda, Mato Grosso, e revoltados com esse ato que deixou milhares de desempregados, os  garimpeiros  bloquearam  a rodovia BR-174, no km 288, sentido Cáceres,  nas proximidades do Posto Tuiuiú, ao anoitecer da terça-feira(10) impedindo  a passagem de veículos.

Foto: Sidney RodriguesFoto: Sidney Rodrigues 

                 A reivindicação dos manifestantes que iniciaram com uma reunião seguida de passeata pelas ruas da cidade de Pontes e Lacerda, é que os garimpeiros  possam retornar para o garimpo até que a situação seja legalizada.

O bloqueio vem sendo vigiado  pela Polícia Federal que busca negociação com os manifestantes no sentido de liberar a rodovia que da acesso a cidade.

O referido garimpo descoberto a três meses, aproximados, devido as notícias vinculadas nos meios de comunicação, redes sociais, atraiu em pouco tempo mais de sete mil pessoas vinda dos mais diversos cantos do Brasil e até de outros países, mas a Justiça decidiu pelo fechamento do garimpo.

 Um vídeo está circulando nas redes sociais aonde os protestam sobre a legalização do garimpo na Serra do Caldeirão, e conclama o grupo para o fechamento da BR 174.

     

    Os manifestantes querem a legalização do garimpo e também uma forma do ouro extraído lá ser vendido à R$ 100 a grama de forma em que seja pago imposto pelo minério.

    NOTA DE REPÚDIO

 “Nos entendemos que os policiais aqui estão cumprindo a ordem do serviço deles, nós não queremos roubar nada, se tem que pagar imposto nós vamos pagar…”,relatou um manifestante.

         

ASSISTA O VÍDEO

A DESOCUPAÇÃO DA ÁREA

                 As forças de segurança desencadeou uma operação para a retirada dos garimpeiros que persistiam em ficar no local. Participaram da operação à Força Tática, ROTAM, Polícia Militar, Policia Civil, Gefron, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Cavalaria e o apoio aéreo de um Helicóptero.

Várias abordagens foram realizadas e a Cavalaria apreendeu mais 70gramas de ouro, balança de precisão, detector de metal e R$ 2.200 em dinheiro.

Com informação e foto ASCOM PM-PL

A  RETIRADA DOS GARIMPEIROS

2015111011290820151110112818792015111011291074

Fotos reprodução web