quinta-feira, 07/12/2023
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioImea consolida área de milho em MT e estima produção de 51...

Imea consolida área de milho em MT e estima produção de 51 milhões de toneladas

Banner animado

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) consolidou a área destinada ao milho 2022/23 no estado em 7,492 milhões de hectarese estima uma produçãode 51,031 milhões de toneladas. O volume supera em 16,41% a produção da safra passada.

mais milho episódio sete foto leandro balbino canal rural mato grossomais milho episódio sete foto leandro balbino canal rural mato grosso

Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

Os números atualizados foram divulgados nesta segunda-feira (7) pelo Imea. Conforme o relatório mensal de Oferta & Demanda, a área consolidada apresenta alta de 1,01% em relação a extensão as estimativas de junho e de 4,83% no comparativo com a safra 2021/22.

“Esse cenário de incremento na área no comparativo das safras em Mato Grosso foi reflexo da alta na demanda pelo cereal e da menor oferta no mercado mundial para o ciclo 2022/23”, destaca.

Em decorrência das boas condições das lavouras, somado aos bons resultados apresentados com o avanço da colheita até o final de julho, as projeções para a produtividade são de 113,52 sacas por hectare. Um aumento de 0,75% a estimativa de junho e de 11,04% ao ciclo passado, quando a produtividade média consolidada foi de 102,23 sacas.

Até o dia 4 de agosto as máquinas haviam atingido 96,08% da área destinada ao grão.

“Com a consolidação da área e o reajuste de produtividade, a produção de milho para a safra 2022/23 ficou estimada em 51,03 milhões de toneladas, incremento de 883,62 mil toneladas ante a estimativa do mês passado e 7,19 milhões de toneladas a mais quando comparado com o ciclo 2021/22”, frisa o Imea.

Patrulheiro Agro 96 milho foto pedro silvestre canal rural mato grossoPatrulheiro Agro 96 milho foto pedro silvestre canal rural mato grosso

Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Exportações e consumo interno de milho crescem

De acordo com o relatório de Oferta & Demanda de milho em Mato Grosso, as exportações devem somar 30,12 milhões de toneladas, um aumento de 14,02% em comparação a temporada 2021/22. Já o consumo interno, ou seja, dentro do estado as previsões são de 14,36 milhões de toneladas. Alta de 20,39%.

As perspectivas de crescimento nas exportações são em decorrência a demanda mundial por milho, diante da guerra entre Ucrânia e Rússia e as condições climáticas em importantes países produtores do cereal, como Estados Unidos. Quanto ao mercado interno o incremento é influenciado, explica o Imea, pela maior demanda por parte das usinas de etanol no estado.

No que tange ao consumo interestadual são esperados 5,09 milhões de toneladas, queda de 4,5%.

“Ainda, vale destacar que não foi realizado nenhum ajuste no volume destinado as aquisições públicas, uma vez que o Governo Federal não apresentou novas atualizações dessas políticas para o milho”, salienta o Imea.

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes