terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioIncêndios florestais: Brasil ajuda Canadá no combate ao fogo

Incêndios florestais: Brasil ajuda Canadá no combate ao fogo

Banner animado
Equipe do Ibama embarca em ajuda humanitária para combate aos incêndios florestais no Canadá

Na última sexta-feira (21), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) enviou uma equipe de 42 especialistas para uma importante missão humanitária no Canadá, que terá duração de 30 dias. O objetivo é combater os incêndios florestais que têm assolado as cidades de Chilliwack, Abbotsford e Prince George, na Columbia Britânica, onde mais de 3,3 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo descontrolado.

A delegação brasileira é composta por 102 combatentes, sendo que 9 deles são brigadistas indígenas da etnia Xerente, dez são quilombolas e o restante são profissionais que atuam em diversos biomas, inclusive regiões montanhosas.

A diversidade de conhecimentos foi uma estratégia adotada para enfrentar as particularidades do território canadense, que diferem das encontradas no Brasil.

‘Fogo não fala inglês, francês ou português’

“O trabalho será importante para a troca de experiências entre os profissionais que atuam em incêndios de grandes proporções. Quando se fala em ajuda, não há fronteiras. O fogo não fala inglês, francês ou português. E nós estamos muito felizes em poder ajudar, nesse momento, o Canadá que enfrenta um dos maiores incêndios florestais do país”, ressalta o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

A iniciativa marca a maior missão humanitária já realizada pelo Brasil e está sob a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, sendo totalmente custeada pelo governo canadense.

Além dos profissionais do Ibama, a comitiva conta com membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Integração, tropas da Força Nacional de Segurança e bombeiros militares do Distrito Federal e de diversos estados brasileiros. Todos unidos em uma força-tarefa para conter a devastação causada pelo fogo e contribuir com a preservação do meio ambiente canadense.

Equipe do Ibama embarca em ajuda humanitária para combate aos incêndios florestais no CanadáEquipe do Ibama embarca em ajuda humanitária para combate aos incêndios florestais no Canadá

Foto: Ibama

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes