
Â
Antônio Alves é EXONERADO da SESAI e na Coordenação do  DSEI/KAYAPO-MT/Colider assume Matudjo Metuktire
   
     “A alegria toma conta das aldeias indÃgenas, os Ãndios festejam com a mudança geral na Secretaria Especial de Saúde do Ãndio(SESAI)”, disse o Cacique Raoni Metuktire, comemorando a vitória com a exoneração de Antônio Alves de Souza da Secretaria Especial de Saúde IndÃgena, e a exoneração de Paulo Roberto Rodrigues, da Coordenação do DSEI/KAYAPO/MT-COLIDER,  reivindicação essas feitas pelos indÃgenas por meio de muitos protestos, bloqueio de Rodovia e outros, e  pessoalmente  pelo Cacique Raoni Metuktire e outras lideranças   desde o ano passado em um encontro com Ministro da Saúde, Marcelo Castro, quando reclamou que ambos não estavam trabalhando em prol aos interesses dos Ãndios, faltando, segundo as lideranças, experiência, qualificação e respeito para tratar com uma questão tão importante quanto a saúde do Ãndio, havendo muita falta de atenção nas aldeias, onde os indÃgenas estavam vivendo em precária situação de saúde, a ponto de ocorrer morte por falta de assistência necessária, segundo o lÃder indÃgena.
 Ãndios Kayapó, se manifestam em frente ao prédio do Dsei/Kayapó/MT-COLIDER – (foto divulgação)Â
     Em suas reclamações e protestos  alegavam as lideranças indÃgenas que  os funcionários da Saúde do Ãndio se encontravam  desmotivados  devido a inviabilização para o desenvolvimento dos seus trabalhos no atendimento aos Ãndios. Pois Paulo não parava no Distrito, viajava constantemente deixando o DSEI abandonado, sem a infraestrutura necessária de funcionamento, e tinha respaldo  do Secretário, pois a esse era reclamado e de nada adiantava.
O cacique Raoni desafiou, com dedo em riste,o secretário, Antônio Alves de Souza. Povo Kayapó estava em BrasÃlia para exigir mudanças na Sesai, em 28 de abril de 2015. (foto divulgação)











