Secel-MT / Seduc-MT
           Ãndios da etnia xavante, da aldeia Nova Esperança em Barra do Garças (520 km a leste de Cuiabá), estão em Cuiabá, como parte de um projeto social. Na sexta-feira (29.05), os indÃgenas mostraram, em canto e dança, rituais que fazem parte da cerimônia de passagem dos jovens para a fase adulta, nas secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e de Educação (Seduc). Os Ãndios são alunos da escola indÃgena Hambe, localizada na aldeia.Â
          Segundo Flávio Ferreira, diretor da Cia Teatral Cena Onze, responsável pela gestão do Museu Histórico de Mato Grosso, a vinda dos Ãndios a Cuiabá faz parte de um processo social desenvolvido pelo grupo há cinco anos na terra indÃgena de São Marcos, a 100 quilômetros do municÃpio de Barra do Garças.Â
         “Dentro da aldeia Nova Esperança há uma escola indÃgena chamada Hambe onde há biblioteca, aulas de teatro, canto e dança e também algumas ações sociais. A visita a Cuiabá é uma viagem de conhecimento, onde as crianças deixam o seu universo para vivenciar outras experiênciasâ€, explica o diretor. Durante a estadia na cidade os indÃgenas visitaram museus, bibliotecas, o Centro Histórico e fizeram apresentações em escolas públicas e privadas.Â
          “Essa experiência é também para derrubar preconceitos que existem em relação aos Ãndios. Aqui em Mato Grosso temos mais de 40 etnias, que são como paÃses, cada uma com suas particularidades. O processo de educação e cultura passa pelo conhecimento e o respeito mútuoâ€, observa Flávio. “É preciso conhecer para respeitar e isso tem que partir de ambos os ladosâ€.Â
          Para o cacique Xisto, que acompanha o grupo, esse trabalho de intercâmbio é fundamental na formação das crianças indÃgenas. “Elas nunca saÃram da aldeia, não sabem o que se passa no restante do mundo. Há Ãndios que saem por conta própria e aprendem o que não é bom, então estamos direcionando conhecimento, valores e a formação das gerações futuras, aquelas que serão responsáveis pela preservação do nosso povoâ€.Â
Escola Estadual
             Os alunos da escola Hambe iniciaram as incursões pela Grande Cuiabá com uma apresentação para os colegas da Escola Estadual Fernando Leite, em Várzea Grande. A interação entre estudantes Ãndios e de uma escola tradicional da cidade, ambas da rede pública estadual, foi vivenciada nos últimos dois dias com uma série de apresentações de danças, músicas e costumes dos povos indÃgenas.Â
         Na sexta-feira (29.05), eles fizeram uma apresentação na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Os servidores do órgão lotaram as dependências do auditório.Â
         A cada apresentação, o professor Xisto relatava o significado da dança para a cultura indÃgena. Os Ãndios ainda homenagearam os secretários de Educação, PermÃnio Pinto, e o adjunto de PolÃticas Educacionais, Gilberto Fraga, com um colar produzido na aldeia, uma forma de demonstrar o respeito pelos gestores.Â
        PermÃnio, que assistiu à apresentação na Escola Fernando Leite, se comprometeu em visitar a aldeia. Ele quer conhecer in loco as dificuldades enfrentadas na Escola Hambe, que conta apenas com uma sala de aula. Uma das reivindicações é aumentar o espaço da unidade.Â
        Xisto agradeceu a presença do secretário por participar deste projeto de integração. “Nós temos que pensar na nossa juventude para aprenderâ€, disse. Gilberto reconheceu que há uma dÃvida do Estado de Mato Grosso com os povos indÃgenas.Â
        Ele ainda estacou a importância dos alunos da escola urbana conhecer as atividades e os costumes dos Ãndios.Â
Nesta sexta-feira (29), a partir das 19h, o grupo se apresenta no Museu Histórico de Mato Grosso.Â
Este projeto de intercâmbio conta com o apoio da Secel e da Seduc.