terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaInquérito no STF que inclui senador Blairo Maggi motiva operação da PF

Inquérito no STF que inclui senador Blairo Maggi motiva operação da PF

Banner animado
 DO G1

 

A Operação Ararath, deflagrada nesta terça-feira (20) pela Polícia Federal do Mato Grosso, foi motivada por um inquérito que tramita desde março no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual um dos investigados é o senador licenciado Blairo Maggi (PR).

Senadores e deputados federais têm prerrogativa de foro, isto é, só podem ser alvos de investigação autorizada pelo Supremo.

A Operação Ararath investiga lavagem de dinheiro e crimes financeiros por meio de empréstimos fraudulentos e empresas de fachada. Nem o Supremo nem a Procuradoria Geral da República informaram o motivo pelo qual o senador é investigado.

O inquérito foi aberto no mês passado por decisão do ministro Dias Toffoli, relator do caso no Supremo Tribunal Federal.

São do ministro ordens de busca e apreensão cumpridas nesta terça em Mato Grosso nas casas do deputado estadual José Riva (PSD), do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Sérgio Ricardo Almeida, do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), e do governador Silval Barbosa (PMDB).
Silval chegou a ser preso e levado para a sede da PF, em Cuiabá, ainda pela manhã, por porte ilegal de arma. O governador pagou fiança no valor de R$ 100 mil e foi liberado. A pistola 380 dele está com a licença vencida.

Por meio da assessoria, o senador Blairo Maggi (PR) informou que está em viagem ao exterior e que não tem conhecimento da investigação. Segundo Maggi, se for notificado, prestará esclarecimentos.

Um advogado que defende o parlamentar em outro processo no Supremo informou que não atua no caso e não poderia dar detalhes.

Foi preso por ordem do STF o ex-secretário de Fazenda Éder Moraes, que também foi secretário-chefe da Casa Civil e diretor da antiga Agecopa (antiga Agência de Execução de Projetos da Copa) atualmente Secretaria Extraordinária da Copa. O ex-presidente da Assembleia, José Riva, também foi preso. Os dois estão  em Brasília.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes