
Veja homenagem do TRE-MT aos mesários
      Você sabia que qualquer eleitor regular com a Justiça Eleitoral, pode se inscrever para trabalhar com mesário voluntário? Então aproveite o momento de fazer o seu cadastro biométrico e informe o atendente da Justiça Eleitoral que você pretende contribuir para a democracia brasileira, atuando como mesário ou outra função auxiliar, durante as eleições de 2018.  Â
        Não podem atuar como mesários os eleitores menores de 18 anos, os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive; os membros de diretórios de partidos polÃticos, caso exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais; os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Poder Executivo; e os que pertencerem ao serviço eleitoral. Todos os demais eleitores estão aptos a compor a mesa receptora de votos.
Â
      Além de contribuir para a democracia brasileira, o mesário obtém algumas vantagens. Entre elas estão o direito de usufruir dois dias de folga para cada dia convocado pela Justiça Eleitoral; receber auxÃlio-alimentação no dia da eleição; receber pontuação de desempate em concursos públicos, observados os critérios já previstos em leis ou regulamentos; computar como hora/atividade extracurricular o tempo à disposição da Justiça Eleitoral, para estudantes de universidades parceiras do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
Â
TRE organizou concurso em 2016 para homenagear mesários em MT
Â
    Logo após as eleições de 2016, o TRE de Mato Grosso organizou o Concurso Cultural “Fala, Mesário”, para prestar homenagem aos mais importantes colaboradores da Justiça Eleitoral, os mesários. A premiação entregue no dia 21 de fevereiro de 2017, no plenário do Tribunal. Â
Mesários de vários municÃpios de Mato Grosso concorreram nas categorias Contos do Mesário e Minuto Mesário (VÃdeo).
Â
Os contos resultaram na publicação de um e-book, na página do TRE-MT. O e-book está disponÃvel no linkhttp://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-mt-concurso-contos-fala-mesario .
Â
Os vencedores na categoria Contos do Mesário foram:
Â
1º Lugar – Ana Luiza Muller, colaboradora da 54ª Zona Eleitoral de Cuiabá
2º Lugar – Clarice Suelma Pereira, colabora da 45ª Zona Eleitoral de Rondonópolis
3º Lugar – Marcos Fernando Borges Pereira, colaborador da 8ª Zona Eleitoral de Alto Araguaia
Â
Os vencedores na categoria Minuto Mesário foram:
Â
1º Lugar – Amanda Caroline Ribeiro Rosa, colaboradora da 8ª ZE – Alto Araguaia
2º Lugar – Simone Vieira Ormonde, colaboradora da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá
3º Lugar – Leonardo Ribeiro Klegin, colaborador da 55ª Zona Eleitoral de Cuiabá
Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação Social






