Início COMUNIDADE EM PAUTA INTOXICAÇÃO METANOL: quarta morte é registrada em Mato Grosso

INTOXICAÇÃO METANOL: quarta morte é registrada em Mato Grosso

35
0
Google search engine

Notícias e Fatos

Um homem de 33 anos, Flávio Roberto da Mata Pereira, morreu na UTI do Hospital São Benedito, em Cuiabá, após um grave quadro de intoxicação por metanol. A informação foi divulgada inicialmente pelo G1-MT, e confirmada pela família, que apresentou a certidão de óbito.

Morador de Nova Brasilândia, Flávio passou mal no dia 15 de novembro, após consumir uísque supostamente adulterado com metanol durante um evento no município de Planalto da Serra, a 256 km da capital. Segundo familiares, ele começou a apresentar sintomas de mal-estar horas depois, mas o atendimento inicial classificou o quadro como simples ressaca.

Com o agravamento dos sintomas, ele foi levado para uma unidade de saúde local e, posteriormente, transferido para um hospital em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá. Flávio chegou ao local desacordado, precisou ser entubado e, diante da gravidade, foi encaminhado por uma UTI aérea para a capital mato-grossense. Mesmo com os cuidados médicos intensivos, não resistiu.

Quarto óbito confirmado no estado

Com a morte de Flávio, sobe para quatro o número de vítimas fatais de intoxicação por metanol em Mato Grosso. Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até terça-feira (2) já havia três mortes contabilizadas, além de outros casos confirmados nos municípios de Várzea Grande, Itanhangá e Querência.

Entre as vítimas recentes está um jovem de 24 anos, morador de Querência, que faleceu em Barra do Garças após apresentar sintomas compatíveis com intoxicação. O exame toxicológico confirmou a presença de metanol, mas ele não recebeu o antídoto a tempo.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) confirmou que Flávio também estava intoxicado pela substância.

Sintomas podem ser confundidos com ressaca

De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais de intoxicação por metanol surgem entre 12h e 24h após a ingestão da bebida contaminada e podem ser confundidos com ressaca, o que atrasa o diagnóstico. Os principais sintomas incluem:

  • Dor abdominal
  • Visão adulterada
  • Confusão mental
  • Náusea

As autoridades recomendam que qualquer pessoa que apresente esses sintomas após consumir bebida alcoólica procure atendimento médico imediatamente e informe sobre a possibilidade de ingestão de produto adulterado.

Família emite nota de agradecimento

Em nota, familiares agradeceram manifestações de apoio e afirmaram que Flávio “deixa lembranças de carinho e ensinamentos”.