Início Amor & Cia JÁ TEM FILA DE ESPERA: projeto de professores da Unicamp visa evitar...

JÁ TEM FILA DE ESPERA: projeto de professores da Unicamp visa evitar a solidão e viver uma aposentadoria mais feliz

183
0
Google search engine
Exemplo de Cohousing  / divulgação
vila_conviver2-1-600x420 (1)
* acidadeon

A Vila ConViver ainda está sendo estudada, mas projeto já tem fila de espera.

              Para evitar a solidão e viver uma aposentadoria mais feliz, um grupo de professores aposentados da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) resolveu criar um projeto de co-moradia em Campinas. A proposta é criar uma vila de casas para idosos, chamada de VilaConViver. O projeto ainda está no papel, mas tem reunido cada vez mais interessados desde 2013, quando foi pensado pela primeira vez. 

 Foto: Adunicamp vila_conviver-600x420             A Vila ConViver ainda está sendo estudada por um grupo de trabalho da Adunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), criado a partir de demandas de professores sindicalizados aposentados. A ideia é criar um tipo de comunidade residencial para pessoas com mais de 50 anos.                 

          Hoje, o grupo de estudo faz pesquisas ainda para desenvolver o conceito conceito de cohousing (collaborative housing) e cohousing sênior, que daria origem ao projeto da Vila ConViver. O conceito de cohousing é, até hoje, pouquíssimo conhecido no Brasil e ainda não se tem notícia de nenhum empreendimento de moradia para idosos onde ele tenha sido aplicado.  

Cohousing é uma forma de morar onde espaços e recursos comuns são compartilhados, mas principalmente há um senso de comunidade muito forte.  

Essa proposta tem o objetivo de reduzir a carga das tarefas do dia-a-dia, desde a questão de fazer compras frequentes de alimentos, cozinhar diariamente, além do cuidado com os filhos. Na Vila ConViver, a ideia é que os moradores sejam todos idosos e vivam sob esta organização.  

NORMAS JURÍDICAS  

           O trabalho em grupo dos integrantes da Vila Conviver permitiu, também, a criação de um conjunto de normas jurídicas o Estatuto da Associação de Moradores da Vila ConViver que atendesse as especificidades de sua cohousing sênior.  


 

Por exemplo, unidade habitacional não pode ser transmitida para outra pessoa que não tenha o perfil desejado pela comunidade de moradores. Além disso, numa cohousing sênior as idades mínima e máxima para os eventuais novos moradores também são definidas pelo grupo.  

FILA DE ESPERA  

             Apesar dos critérios, a Vila ConViver já tem uma fila de espera de interessados em se juntar ao projeto confirmando levantamentos feitos pela Adunicamp.Â