domingo, 10/12/2023
Banner animado
InícioNotíciasEsportesLDU vence Fortaleza nos pênaltis e se sagra bicampeã da Copa Sul-Americana

LDU vence Fortaleza nos pênaltis e se sagra bicampeã da Copa Sul-Americana

Banner animado

Não foi dessa vez que o Fortaleza conquistou seu primeiro título internacional da história. Neste sábado, o Leão do Pici enfrentou a LDU, do Equador, no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai, e após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, acabou levando a pior nos pênaltis por 4 a 3.

Lucero, logo aos dois minutos do segundo tempo, foi quem abriu o placar para o Fortaleza. Já Alzugaray deixou tudo igual pouco depois, aos dez minutos da etapa complementar. Nas penalidades, Domínguez defendeu os chutes de Silvio Romero, Pedro Augusto e Brítez. Guerrero e Alvarado desperdiçaram as cobranças da LDU, mas, ainda assim, os equatorianos conseguiram o título.

Essa é a segunda conquista de Copa Sul-Americana da LDU. Em 2009, os equatorianos venceram o Fluminense na decisão. Com a conquista desde ano, a Liga de Quito, além de garantir vaga na próxima Libertadores, embolsou em premiação nada mais, nada menos que R$ 42,3 milhões da Conmebol. O Fortaleza, por sua vez, recebeu R$ 26,8 milhões.

O primeiro tempo foi marcado por muita disputa no meio-campo. Fortaleza e LDU protagonizaram uma partida bastante truncada nos 45 minutos iniciais, mas foi o Leão quem conseguiu chegar ao gol adversário com mais perigo.

A primeira boa oportunidade da partida surgiu aos nove minutos, quando Pochettino mandou a bola na área, ela desviou em Zé Welison e passou rente à trave esquerda do goleiro Domínguez, levando perigo.

Mais tarde, aos 18, foi a vez de Marinho receber com liberdade pela direita, invadir a área, cortar dois marcadores, mas, ao armar o chute, foi travado. A bola, no entanto, sobrou para Guilherme, que bateu de primeira, mas também acabou vendo os defensores da LDU interceptarem a finalização.

A única oportunidade dos equatorianos aconteceu aos 21 minutos. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Quintero chegar cabeceando firme, mandando sobre o travessão e assustando o goleiro João Ricardo.

O segundo tempo começou movimentado. Logo no primeiro minuto o goleiro João Ricardo salvou o Fortaleza ao ficar frente a frente com Jhojan Julio e fazer a defesa na finalização do atacante para evitar o gol dos equatorianos.

Mas, como diz o ditado, quem não faz, toma. E foi exatamente isso o que aconteceu no minuto seguinte. Pochettino recebeu pela direita, chegou na linha de fundo, ergueu a cabeça e cruzou rasteiro no primeiro pau para Lucero chegar batendo de primeira e abrindo o placar para o Fortaleza.

Só que a alegria do Fortaleza durou pouco. Oito minutos depois de abrir o placar, o Leão do PIci acabou sofrendo o empate graças a um lindo gol de Alzugaray. O meio-campista recebeu pela esquerda, levou para o meio e bateu colocado, no cantinho, sem chances para João Ricardo, que ainda se esticou todo, mas não alcançou a bola.

Com o empate, as duas equipes passaram a apostar em algumas substituições para tentar surpreender o adversário. A LDU promoveu a entrada de Alvarado na vaga de González. Já o Fortaleza acionou Yago Pikachu no lugar de Guilherme, que já tinha cartão amarelo e corria o risco de ser expulso.

Aos 22 minutos, o Fortaleza esteve muito perto de retomar a frente no placar. Marinho foi derrubado pela esquerda e ele próprio cobrou a falta rasteiro, encontrando Bruno Pacheco, que completou de primeira no primeiro pau, obrigando Domínguez a fazer grande defesa para salvar a LDU.

Os equatorianos responderam pouco antes do apito final, aos 45 minutos, quando Martínez soltou a bomba de muito longe, mas o goleiro João Ricardo estava bem posicionado para espalmar a bola e evitar o gol do título da LDU.

A primeira boa chance foi do Fortaleza, aos sete minutos. Após cobrança de escanteio, Tinga subiu mais que a marcação e cabeceou firme, mandando sobre o travessão do goleiro Domínguez.

Depois disso a LDU conseguiu pressionar o Fortaleza, mas sem converter a superioridade em gols, terminando o primeiro tempo com o empate sem gols.

Já na etapa complementar da prorrogação o Fortaleza apostou no lado direito com Yago Pikachu para tentar surpreender os equatorianos, e quase que o gol sai logo no primeiro minuto, quando o camisa 22 bateu cruzado, na intenção de alguém completar para o fundo das redes, mas ninguém alcançou a bola.

Como se já não houvesse drama suficiente, nos minutos finais da prorrogação Titi sentiu a região posterior da coxa esquerda e saiu de maca, deixando o Fortaleza com um homem a menos em campo. Instantes depois, ele voltou para o campo, jogando no sacrifício até o apito final.

Gazeta Esportiva (foto: Porciuncula)

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes