sábado, 24/02/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeMaior ingestão de ácido fólico correlacionado a menor risco de câncer de...

Maior ingestão de ácido fólico correlacionado a menor risco de câncer de mama

Banner animado

imagem divulgação web

 

2 de março de 2015 (Bibliomed).

  Existem evidências limitadas sobre a associação entre a ingestão de ácido fólico na dieta e o risco de câncer de mama com expressão de receptores hormonais. 

O ácido fólico, ou vitamina B9, é encontrado em vísceras de animais, verduras de folha verde, legumes, frutos secos, grãos integrais e levedura de cerveja. Ele se perde nos alimentos conservados em temperatura ambiente e durante o cozimento. Ao contrário de outras vitaminas hidrossolúveis, é armazenado no fígado e sua ingestão diária não é necessária. Sua insuficiência nos seres humanos é muito rara.

Um recente estudo investigou a relação entre o ácido fólico na dieta e risco de câncer de mama utilizando dados da Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição (EPIC). Um total de 367.993 mulheres com idades de 35 a 70 anos foram recrutadas em 10 países europeus. Durante um período de acompanhamento médio de 11,5 anos, foram identificadas 11.575 mulheres com câncer de mama. A ingestão dietética de folato foi estimada a partir de inquéritos alimentares específicas de cada país. 

Foi observada uma associação inversa entre ácido fólico na dieta e risco de câncer de mama. Em mulheres na pré-menopausa, observou-se uma tendência estatisticamente significativa à menor risco nos níveis de câncer de mama sem receptores para estrogênio e progesterona. Nenhuma associação foi encontrada em mulheres na pós-menopausa. Observou-se uma redução de 14% no risco do câncer da mama quando se compara a maior com os mais baixos níveis de ingestão de folato.

Assim, a pesquisa concluiu que uma maior ingestão dietética de ácido fólico pode estar associada um risco menor de desenvolver câncer de mama sem receptores para hormônios sexuais.

Fonte: JNCI (2015) 107 (1).

LABORATÓRIO S JOSÉ

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes