quinta-feira, 07/12/2023
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioMapa atualiza programa de controle da ferrugem-asiática da soja

Mapa atualiza programa de controle da ferrugem-asiática da soja

Banner animado
soja tocantins ferrugem, lagoa soja

Foi publicada nesta quinta-feira (3) a Portaria nº 865 que revisa e atualiza os procedimentos previstos no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS).

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o sistema de produção agrícola da oleaginosa, congregando ações estratégicas de defesa sanitária vegetal com suporte da pesquisa agrícola e da assistência técnica na prevenção e controle da praga.

A nova regulamentação visa promover ajustes no modelo de governança do programa, conferindo à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) maior autonomia no estabelecimento das medidas de prevenção e controle da doença.

De acordo com a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane Castro, para o controle adequado da doença e a mitigação dos potenciais prejuízos que ela pode causar à cadeia produtiva da soja, devem ser considerados diversos aspectos, como:

  • Medidas de redução do inóculo do fungo; e
  • Manejo da resistência de fungicidas

Medidas previstas no Programa

soja, vazio sanitário, Paranásoja, vazio sanitário, Paraná

Implantação de vazio sanitário no Paraná. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

“Considerando que a soja é cultivada na maioria dos estados brasileiros, as medidas oficiais estabelecidas devem abranger os resultados que se pretende alcançar em nível nacional”.

Entre as medidas fitossanitárias previstas no PNCFS, estão:

  • Vazio sanitário: período contínuo de, pelo menos, 90 dias durante o qual não se pode semear ou manter plantas vivas de uma espécie vegetal em uma determinada área;
  • Calendário de semeadura da soja: visa a racionalização do número de aplicações de fungicidas e a consequente redução dos riscos de desenvolvimento de resistência do fungo causador da doença.

Assim como nos demais programas oficiais de prevenção e controle de pragas, as particularidades regionais podem ser consideradas, conforme as excepcionalidades previstas no ato normativo, sem que, no entanto, comprometam a sustentabilidade da cadeia produtiva como um todo.

Ferrugem-asiática na soja

A ferrugem-asiática é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e considerada uma das mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico.

  • Safra 22/23 de soja tem 48,5% menos casos de ferrugem-asiática

Nas diversas regiões geográficas onde a doença foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes