quarta-feira, 28/02/2024
Banner animado
InícioGeralEconomiaMato Grosso terá Plano Estadual de Economia Solidária

Mato Grosso terá Plano Estadual de Economia Solidária

Banner animado

Jana Pessôa / Setas-MT
MT terá plano estadual de economia solidária

MT terá plano estadual de economia solidária

HENRIQUE PIMENTA
Assessoria/Seaf-MT

                           Os secretários de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária, Suelme Fernandes, e de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, se reuniram na manhã da quarta-feira (18.03) para discutir a efetivação de um termo cooperação técnica entre as pastas. O objetivo principal é criar um cronograma de ações intersetoriais sobre a economia solidária e criativa, e inclusão produtiva do agricultor familiar.

Foi pautada a convergência entre as duas secretarias em assuntos estratégicos como: estruturação de feiras-livres criativas, instituição do comitê gestor e do conselho estadual de economia solidária, a criação da plataforma de inclusão produtiva dos públicos vulneráveis, agroecologia e produção orgânica como fonte de inclusão social.

“Com a assinatura do termo de cooperação técnica, realizaremos um cronograma de ações em conjunto com a Seaf (Secretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária), para que possamos fazer a intersecção das políticas públicas e atender as demandas sociais do pequeno produtor rural e das classes vulneráveis que necessitam do apoio do poder público”, frisou Valdiney.

Já Suelme, falou sobre a retomada do convênio federal 774178/2012, que dará subsídios para o êxito das ações integradas. “Com este recurso, iremos fomentar e apoiar a ampliação da rede de comercialização voltada para o pequeno produtor, com a realização de Feiras de Economia Solidária estruturadas, sendo uma vitrine de produtos orgânicos e boas experiências do agricultor familiar.”

Desde 2008, a Lei 8.936/2008 prevê que o governo deve implementar uma política de economia solidária, para integrar o desenvolvimento estadual e regional através do fomento das cooperativas, redes e empreendimentos que compõe o setor da economia popular solidária, incentivando sua difusão, sustentabilidade e expansão econômica.

A reunião ocorreu no prédio da Seaf e também participaram da reunião a secretária adjunta de Trabalho e Emprego da Setas, Ivone Rosset, a assistente social Cenira Evangelista e os técnicos agrônomos Leonardo Vivaldini e Eder Ramos, ambos da Secretaria de Agricultura Familiar.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes