
Por G1
Francisco falou sobre a guerra na SÃria e o conflito entre israelenses e palestinos na tradicional mensagem “Urbi et Orbi” (“À cidade e ao mundo”).
         Em  sua tradicional mensagem de Natal, o Papa Francisco evocou a paz a todos que perderam seres queridos em “atos de terrorismo que espalharam medo e morte no coração de tantos paÃses e cidades”. O Papa falou na varanda da BasÃlica de São Pedro, no Vaticano.
        De acordo com a agência France Presse, dezenas de milhares de fiéis deveriam ouvir ao meio-dia a mensagem de Natal “Urbi et Orbi” (“À cidade e ao mundo”).
O Papa citou a guerra na SÃria, o conflito no Oriente Médio e a situação em paÃses latino-americanos ao evocar a paz.
Sobre a SÃria, disse que é hora de que “as armas se calem definitivamente. “É hora de que as armas sa calem definitivamente e a comunidade internacional se comprometa ativamente para que se consiga uma solução negociável”, declarou.
Neste paÃs, onde o regime sÃrio apoiado pela Rússia acaba de recuperar o controle de Aleppo, “muito sangue foi derramado”, ressaltou o pontÃfice a respeito do conflito que já dura cinco anos. “Sobretudo na cidade de Aleppo, palco nas últimas semanas de uma das batalhas mais atrozes, é mais do que nunca urgente que a ajuda e reconforto sejam garantidas à população civil, no fim de suas forças, em respeito ao direito humanitário”, afirmou.
Em relação ao conflito entre israelenses e palestinos, o Papa afirmou que os dois lados devem “escrever uma nova página da história”.