
Objetivo é sensibilizar sobre a necessidade de superar estereótipos e valorizar o envelhecimento como um processo natural e enriquecedor
Para marcar o 1º de outubro, data em que se celebra o Dia Internacional das Pessoas Idosas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lança uma nova edição da série MPT em Quadrinhos. Desta vez, a MPT em Quadrinhos é dedicada ao combate ao idadismo — a discriminação em razão da idade que prejudica principalmente as pessoas idosas.
A HQ conta a trajetória de Rubens, um trabalhador que enfrenta as dificuldades da informalidade, o desemprego e, mais tarde, o preconceito ao tentar se recolocar no mercado de trabalho por ser considerado “velho demais” e procura mostrar como isso afeta milhões de pessoas.

Com linguagem acessível e ilustrações, a publicação convida o leitor a refletir sobre a importância da valorização da experiência e do talento dos profissionais mais velhos e reforça que envelhecer não significa deixar de contribuir para a sociedade. “Sem a força de trabalho das pessoas maduras, a economia tende a enfrentar sérios desafios. É preciso conscientizar a todos e promover espaços cada vez mais inclusivos”, diz um dos trechos da HQ.
A revista também destaca que a Lei nº 10.741/2003, o Estatuto da Pessoa Idosa, garante o direito ao trabalho digno e proíbe qualquer forma de discriminação por idade, reafirmando o papel do MPT na defesa da igualdade de oportunidades.
“Diversidade geracional é sinônimo de inovação, produtividade e respeito. Na HQ, o MPT mostra como esses profissionais podem agregar valor às empresas e como as organizações e a sociedade no geral devem estar preparados para lançar mão do preconceito e abraçar esses talentos”, afirma a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, Danielle Olivares Corrêa.
A HQ busca sensibilizar empregadores, gestores e a sociedade sobre a necessidade de superar estereótipos e a valorizar o envelhecimento como um processo natural e enriquecedor.
A revista está disponível gratuitamente no site: www.quadrinhos.mpt.mp.br
*MPT / Com informações da PGT







