sábado, 24/02/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeMT já registrou 27 óbitos por covid em fevereiro; SES alerta para...

MT já registrou 27 óbitos por covid em fevereiro; SES alerta para cuidados no Carnaval

Banner animado

O estado enfrenta o crescimento da doença desde o começo do ano.

Conforme o Painel Epidemiológico da Covid-19, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), de 01 a 07 de fevereiro de 2024, Mato Grosso registrou 6.199 casos da covid-19 e 27 óbitos em razão da doença.  O estado enfrenta o crescimento da doença desde o começo do ano. 

“Estamos falando de uma doença imunoprevenível, ou seja, ela pode ser controlada, mas para isso é imprescindível a colaboração de todos”, pontua Alessandra.

Em razão das aglomerações esperadas para o feriado de carnaval, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) orienta a população sobre as medidas necessárias contra a covid-19, como a vacinação e o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%.

“Não podemos baixar a guarda para o vírus, em especial no período festivo do carnaval. É importante que as pessoas aptas à vacinação busquem uma unidade de saúde para se imunizarem contra a covid-19. A vacina ainda é o método mais eficaz no enfrentamento às formas graves da doença”, lembra o secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Melo.

O gestor ainda alerta que, em caso de sintomas gripais, o recomendado é não sair de casa e fazer o teste da covid-19 no tempo oportuno. Ele lembra que muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado para visitar amigos e parentes.

“Sabemos que o vírus da covid-19, assim como o da influenza, é gripal e transmitido por vias respiratórias, por isso é imprescindível o isolamento nestes casos. Outra medida necessária é não frequentar casa de familiares e amigos porque, para além do carnaval, muitas pessoas aproveitam esse feriado prolongado para fazer visitas, o que pode colaborar para o contágio do coronavírus”, alerta o secretário.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, ressalta que todo cuidado é válido para uma folia segura. “O carnaval é um período de alegria e descontração, mas temos que ficar vigilantes o tempo todo. Então, quem puder, saia de casa munido de um kit de cuidados básicos, como álcool 70%, seja em gel ou líquido, sabão, se possível, e máscara descartável”, recomenda.

Da redação/Com Assessoria

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes