terça-feira, 21/05/2024
Banner animado
InícioSocialMulherMulher mais velha do mundo faz 117 anos e ensina segredo

Mulher mais velha do mundo faz 117 anos e ensina segredo

Banner animado

Por Karen Belém

Imagem de capa para Mulher mais velha do mundo faz 117 anos e ensina segredo: “ter positividade”
Maria Branyas, a mulher mais velha do mundo, impressiona com uma memória impecável. – Foto: reprodução/Twitter @MariaBranyas112

A mulher mais velha do mundo completou 117 anos! Maria Branyas Morera comemorou a data na casa de repouso onde mora há mais de duas décadas, na Catalunha, Espanha, com direito a bolo, flores e balões coloridos.

Mas não se deixe enganar pela idade avançada… Apesar de ter dificuldades para ouvir e se movimentar sozinha, ela impressiona com uma saúde e memória impecáveis. Com a ajuda da filha, dona Maria ainda interage regularmente com os mais de 17 mil seguidores do Twitter.

E ela compartilhou o segredo para a longevidade: “ordem, tranquilidade, boa conexão com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, muita positividade e ficar longe de pessoas tóxicas”. Anotou aí?

“Eu cheguei até aqui”

No dia do aniversário, ela escreveu um post hoje dizendo: “Bom dia, mundo. Hoje completo 117 anos. Eu cheguei até aqui”. Muito fofa, né?

A diretora da casa de repouso, Eva Carrera Boix, disse que ela estava toda feliz com as felicitações recebidas e pelo interesse no estado de saúde dela.

E que saúde! Tanta vitalidade levou cientistas a estudarem o corpo dela em busca dos segredos para que mais pessoas consigam atingir uma idade tão avançada nas mesmas condições.

Dona Maria vai ser estudada

O pesquisador e médico espanhol Manel Esteller, ficou impressionado com a cabeça completamente lúcida de dona Maria.

“Ela lembra com impressionante clareza os acontecimentos de quando tinha apenas quatro anos e não apresenta nenhuma doença cardiovascular, comum em idosos”, disse.

Amostras de saliva, sangue e urina de Maria foram coletadas e serão comparadas com as de sua filha de 80 anos.

Os investigadores esperam que a avaliação dos genes de Maria ajude no desenvolvimento de medicamentos que possam combater doenças associadas ao envelhecimento.

História

Nascida nos Estados Unidos, no dia 4 de março de 1907, Maria mudou para a Espanha com apenas 3 anos.

Ela sobreviveu a duas guerras mundiais, uma guerra civil e duas pandemias. É pouco?

Em 1931, ela se casou com um médico, que morreu aos 72 anos. Teve três filhos, um dos quais já falecido, 11 netos e 11 bisnetos.

Maria ficou com o título de pessoa viva mais velha do mundo depois que a freira francesa Lucile Randon morreu aos 118 anos, em janeiro de 2023.

A pessoa mais velha já autenticada foi a francesa Jeanne Calment, que viveu até a idade de 122 anos e 164 dias.

A idosa lembra de coisas dos 4 anos de idade e está sendo estudada por cientistas. - Foto: reprodução/Twitter @MariaBranyas112

A idosa lembra de coisas dos 4 anos de idade e está sendo estudada por cientistas. – Foto: reprodução/Twitter @MariaBranyas112

Dona Maria na juventude. - Foto: reprodução/Twitter @MariaBranyas112

Dona Maria na juventude. – Foto: reprodução/Twitter @MariaBranyas112

SNB / Com informações do Guinness World Record.

Espalhe notícia boa!

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes