terça-feira, 21/05/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeMultivitamínico atrasa o envelhecimento do cérebro, é o que mostram três estudos

Multivitamínico atrasa o envelhecimento do cérebro, é o que mostram três estudos

Banner animado

Por Vitor Guerra

Imagem de capa para Multivitamínico atrasa o envelhecimento do cérebro, mostram três estudos
O multivitamínico pode ser um tratamento seguro e barato contra o envelhecimento do cérebro, apontam cientistas dos EUA. – Foto: Freepik.

Uma verdadeira fonte da juventude foi confirmada em  três estudos recentes. As pesquisas revelaram que tomar multivitamínico diariamente ajuda a retardar o envelhecimento do cérebro e a proteger contra a perda de memória em idosos.

Ao todo, os três estudos envolveram 5.000 participantes, que apresentaram benefício do multivitamínico, em comparação com o placebo, ao longo de dois anos. O benefício significativo da suplementação multivitamínica apareceu mais em casos da memória episódica, mas não na função executiva ou de atenção.

“O declínio cognitivo está entre as principais preocupações de saúde para a maioria dos adultos mais velhos, é um suplemento diário de multivitaminas tem o potencial de ser uma abordagem atraente e acessível para retardar o envelhecimento cognitivo”, disse o psiquiatra, Chirag Vyas, autor do mais recente estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

O novo estudo

Dos três, este estudo mais recente teve 573 participantes.

Os pesquisadores do Mass General Brigham, nos EUA, disseram que a pesquisa envolveu adultos com 60 anos ou mais.

Eles tomavam multivitamínico, ou um placebo, todos os dias durante dois anos.

Além disso, em paralelo tinham suas funções cognitivas avaliadas, bem como eram submetidos a testes no início e no final do estudo.

O resultado apontou para um modesto efeito na prevenção da perda de memória, que vem naturalmente com o envelhecimento.

Tratamento acessível

O último estudo fechou o trio dos estudos COSMOS, uma iniciativa analisou em mais de 5.000 participantes os efeitos dos multivitamínicos.

Diferente do último, que fez testes presenciais, os dois primeiros estudos realizaram avaliações cognitivas por telefone e online.

Mesmo assim, os resultados foram semelhantes.

“A meta-análise de três estudos separados sobre cognição fornece evidências fortes e consistentes de que tomar um multivitamínico diário, contendo mais de 20 micronutrientes essenciais, ajuda a prevenir a perda de memória e retardar o envelhecimento cognitivo”

Para JoAnn Mason, autor geral do estudo, com os resultados, os multivitamínicos se colocam como uma abordagem segura.

“É [o resultado] emocionante e apoia ainda mais a promessa de multivitaminas como uma abordagem segura e acessível para proteger a saúde cognitiva em adultos mais velhos”, contou

Pesquisas futuras

Apesar dos resultados, os cientistas ainda querem fazer mais pesquisas para entender melhor sobre o assunto.

Segundo eles, é preciso identificar os micronutrientes específicos que contribuíram para os benefícios cognitivos no estudo.

Apesar do resultado positivo, os pesquisadores disseram ser necessário mais estudos. Foto: Freepik.

Os pesquisadores descobriram que tomar multivitamínico diariamente ajuda a retardar o envelhecimento do cérebro e a proteger contra a perda de memória em idosos. – Foto: Freepik.

SNB / Com informações de Science Daily.

Espalhe notícia boa!

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes