Início CIDADANIA MÚSICA DO DIA – TRT FM FAZ HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ...

MÚSICA DO DIA – TRT FM FAZ HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ COM MÚSICA DE TETÊ ESPÍNDOLA

110
0
Google search engine
Foto aérea de Cuiabá

TRT/MT

“Cuiabá dos pacus, dos furrundus, dos cajus, do João São Sebastião, da cabocla de pele queimada, de leverger, dos leques de palha, talhas de São Gonçalo”. Os versos na voz agudíssima da cantora Tetê Espíndola são destaque no programa Música do Dia desta quinta-feira (08), em homenagem ao aniversário da Capital mato-grossense.

A edição que vai ao ar na Rádio TRT FM 104.3 faz referência também ao linguajar cuiabano, que é sem igual, e outros aspectos da rica cultura local. “Cuiabá de onde se ouviu, som de índio cantando à beira do rio. Cuiabá, de onde se vê. Cuia à beça, cabaça de cuietê”, brinca a canção, que ficou conhecida após ser incluída pela cantora no álbum Pássaros na Garganta, de 1982. “Ah! Essa gente, esse calor, quero pra sempre, com muito amor”, entoa Tetê.

Na homenagem aos 302 anos da cidade, o Música do Dia traz ainda trechos do Hino de Cuiabá, em recente gravação que contou com a participação do saxofonista Bolinha, Pescuma, Ana Rafaela, a dupla Anselmo e Rafael, entre outros.

O programa aponta ainda as influências das culturas portuguesa, indígena, africana e espanhola no nascimento de ritmos como o rasqueado e o lambadão. “Não aguento mais ser chamado de pau rodado. Já tomo licor de pequi , já danço siriri, como bagre ensopado, sou devoto de São Benedito e já danço rasqueado”, canta Henrique e Claudinho.

302 anos

Fundada às margens do rio Coxipó em 1719 pelo bandeirante Pascoal Moreira Cabral, Cuiabá contou nesses 302 anos com a contribuição de milhares de pessoas e instituições para o crescimento e desenvolvimento da aniversariante do dia. Entre elas, a Justiça do Trabalho que há 80 anos atua na pacificação social das relações trabalhistas.

Os primeiros processos datam da década de 1940 na então Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Cuiabá, que se transformou nas atuais varas do trabalho.

Na década de 1980, a Junta de Cuiabá deixou de pertencer à jurisdição de São Paulo para se vincular ao recém-criado Tribunal Regional do Trabalho com sede em Brasília e assim permaneceu até 1993, quando foi instalado o TRT de Mato Grosso.

Também nos anos 80, depois de quase 50 anos da instalação dessa solitária JCJ, a sociedade cuiabana ganhou o reforço da 2ª unidade, em agosto de 1989. Somente quatro anos depois, em outubro de 1993, foram instaladas outras três unidades na Capital. E, finalmente em 2005, foi aprovada a criação de mais quatro novas, totalizando as nove varas atualmente em funcionamento no Fórum Trabalhista de Cuiabá.

A Justiça do Trabalho continuou acompanhando a evolução da sociedade, sempre se colocando junto ao cidadão. Em 2019, ano em que a cidade completou seus 300 anos, foi instalada no Tribunal a rádio TRT FM 104.3, que leva informações sobre direitos trabalhistas e música de qualidade à região metropolitana do estado e a todo o mundo, pela internet.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março do ano passado, a Justiça do Trabalho tem garantido medidas de proteção a magistrados, servidores e jurisdicionados, mas mantendo a produtividade, via teletrabalho. Além disso, contribui com as destinações de valores, em parceria com o MPT, para a aquisição de EPIs, aparelhos hospitalares e insumos para testes necessários ao enfrentamento da doença.

Nesse período de mudanças e trabalho atípico, a equipe da Justiça Trabalho continua prestando seus serviços, todos juntos, ainda que a distância.

(Aline Cubas)