Início COMUNIDADE EM PAUTA “NÃO ME PERTURBE“: Anatel obriga operadoras a aderirem sistema em até 60...

“NÃO ME PERTURBE“: Anatel obriga operadoras a aderirem sistema em até 60 dias

158
0
Google search engine

Até então, adesão ao sistema era obrigatória apenas para empresas vinculadas ao Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART)

Rodrigo Mozelli

Fachada da Anatel em Brasília (DF)
Após o prazo estipulado, todas as prestadoras, incluindo as de pequeno porte, estarão proibidas de oferecer serviços por telefone para consumidores inscritos no serviço (Imagem: edusma7256 /Sutterstock)

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, nesta terça-feira (2), que todas as operadoras de telecomunicações deverão aderir, em até 60 dias, ao sistema “Não Me Perturbe“. A plataforma permite que consumidores solicitem o bloqueio de ligações com ofertas de serviços de telecomunicações e de instituições financeiras.

Mulher sorrindo olhando para um celular
Prazo para as empresas se adequarem é de 60 dias (Imagem: Divulgação/Não Me Perturbe)

Com a medida, após o prazo estipulado, todas as prestadoras, incluindo as de pequeno porte, estarão proibidas de oferecer serviços por telefone para consumidores inscritos na lista do “Não Me Perturbe”.

Não me perturbe Anatel
Segundo a Anatel, o sistema ajuda a evitar a oferta de produtos (Imagem: r.classen/Shutterstock)

“Não Perturbe”: como o serviço era definido pela Anatel até agora

  • Até então, a adesão ao sistema era obrigatória apenas para empresas vinculadas ao Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), gerido pela Conexis Brasil, que inclui as operadoras Claro, Vivo, TIM, Oi, Algar, Ligga e Sky;
  • O site do serviço também lista 67 instituições financeiras que participam da iniciativa:
  • Segundo a Anatel, o sistema ajuda a evitar a oferta de produtos, como telefone, TV e internet, além de serviços financeiros, como empréstimos e cartões de crédito. O cadastro pode ser feito no site www.naomeperturbe.com.br;
  • Apesar disso, especialistas ouvidos pelo g1 destacaram que muitos consumidores continuam recebendo ligações, uma vez que empresas de vendas e golpistas ignoram o cadastro.
Botão de atender chamada em um celular
Apesar disso, muitos consumidores continuam recebendo ligações (Imagem: berdiyandriy/Shutterstock)

A Anatel ressalta ainda que o bloqueio não se aplica a ligações realizadas para confirmação de dados, prevenção a fraudes, cobranças ou retenção de solicitações de portabilidade, “com ou sem oferta de refinanciamento“.

Com OlharDigital