quarta-feira, 17/04/2024
Banner animado
InícioGeralMUNDONova chacina no leste da RDCongo

Nova chacina no leste da RDCongo

Banner animado


                    O novo ataque faz aumentar para 200 o número de civis mortos naquela zona do norte da província do Kivu do Norte desde o início, na primeira quinzena de Outubro, de uma série de massacres realizados pelos rebeldes ugandeses das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês).

                      As diversas fontes interrogadas pela AFP disseram desconhecer ainda a identidade dos responsáveis pela matança.

              “Tenho dados de que 95 corpos foram enterrados numa vala comum e nove outros foram mostrados às autoridades” na morgue, declarou à AFP Juma Balikwisha, deputado da oposição.

Albert Baliesima, deputado da maioria, disse, por seu turno, que não existe ainda “um balanço definitivo”, adiantando que terão sido mortas “entre 70 e 100 pessoas”.

                Segundo uma fonte administrativa em Beni, o massacre foi realizado em quatro localidades vizinhas, situadas entre a cidade de Beni (cerca de 250 quilómetros a norte de Goma, capital do Kivu do Norte) e a de Mbau, a duas dezenas de quilómetros mais a norte, e causou “pelo menos 80 mortos”.

             “Eles explicaram-nos que (as Forças Armadas da RDC) não queriam que as pessoas fossem mais longe” na floresta, onde outros corpos poderiam ser encontrados, acrescentou este parlamentar da maioria.

Segundo uma fonte administrativa em Beni, o massacre, cometido em quatro localidades vizinhas, deixou pelo menos 80 mortos.

Contatado por telefone, um morador da região afirmou à AFP que “95 corpos foram recolhidos na floresta”.

O Governo de Kinshasa não se pronunciou até o momento sobre esse massacre.

Os rebeldes muçulmanos da ADF, que se opõem ao presidente ugandês Yoweri Museveni, estão em actividade desde 1995 numa região montanhosa de Beni e, desde então, cometem atrocidades contra civis.

Postada por JL Pindado Verdugo

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes