Início Segurança Novo RG começa a ser emitido em todo o Brasil nesta quinta-feira(11)

Novo RG começa a ser emitido em todo o Brasil nesta quinta-feira(11)

91
0
Google search engine

Prazo para que todos os Estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) termina nesta quinta-feira (11)

Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 

Modelo da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional), que vai substituir RG
Modelo da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional), que vai substituir RG / Imagem: Agência Brasil

Termina nesta quinta-feira (11) o prazo para que os Estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a data limite coincide com o definido pela Lei nº 14.534/23, que determina o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o número do registro geral da carteira de identidadeAnteriormente, o prazo divulgado pelo governo era 6 de dezembro. No entanto, a pedido dos estados, houve a ampliação.

O documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas, o que possibilita “melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, até 28 de novembro de 2023, 13 unidades da federação já haviam começado a emitir o novo documento. São elas: Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Maior tecnologia e menos chances de fraudes

Antes, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.

Além disso, a mudança diminui a probabilidade de fraudes.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Ela conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.

Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional

  • Para a emissão, é necessário procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu estado.
  • O requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital.
  • O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.
  • A primeira via e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, de acordo com a Lei 7.116/83. 
  • Já a segunda via tem um custo que varia de estado para estado.
  • Além disso, se o cidadão desejar a opção em policarbonato (plástico) haverá cobrança por parte do estado emissor.
  • Lembrando que a antiga carteira de identidade ainda não perdeu a validade, mas só será aceita até 28 de fevereiro de 2032.
  • As informações são do G1.