Dos seis registros de gestantes que passaram por exames e os fetos apresentaram alteração no Sistema Nervoso Central, quatro são de Rondonópolis, uma de Cuiabá e uma de Peixoto de Azevedo, região norte do estado. Os casos ainda estão sob investigação tanto em relação à  confirmação para microcefalia, quanto à  causa da doença.
          De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Flávia Guimarães, desde quando começaram a surgir as notificações dos casos de microcefalia no Brasil, a Secretaria de Estado de Saúde se mobilizou para compor um plano emergencial, tanto de combate ao mosquito Aedes aegypti quanto para o atendimento das crianças com microcefalia, assim como passou a orientar as equipes dos Escritórios Regionais sobre a busca ativa de casos de microcefalia.
Seis mortes por dengue foram confirmados nos municÃpios de Cuiabá, Matupá, Sapezal, Sorriso, Rondonópolis e JuÃna. Quatro mortes ainda seguem em processo de investigação, aguardando o resultado do laboratório.
Quatro casos de chikungunya já foram confirmados no estado, sendo três importados e um autóctone. Foram cadastradas 574 solicitações de exames, destes 267 estão sob análise, aguardando resultado.