Início Amor & Cia “O golpista do Tinder”:5 sinais de alerta para ajudá-lo a identificar o...

“O golpista do Tinder”:5 sinais de alerta para ajudá-lo a identificar o golpe no aplicativos de relacionamentos

230
0
Google search engine

              Lançado recentemente na Netflix, o filme “O Golpista do Tinder” relata  a história real do israelense Shimon Hayut, que se apresentava no Tinder como o milionário russo Simon Leviev. Ele exibia em seu perfil  fotos e mais fotos de viagens e jantares caros, sempre com muito estilo. O bastante para encantar, ludibriar mulheres no aplicativo de relacionamentos. Na verdade  não passava de um golpista hábil em criar situações para atrair suas vítimas, grande número de mulheres ao redor do mundo, transferissem para ele altas quantias de dinheiro. Um valor estumado em  mais de US$ 10 milhões de suas vítimas.

             No documentário de sucesso da Netflix, The Tinder Swindler, três mulheres descrevem como foram enganadas pelo fraudador condenado Simon Leviev (nascido Shimon Hayut) depois de conhecê-lo através do aplicativo de namoro.

            O filme fornece um relato detalhado e profundamente pessoal de como Leviev usou o Tinder para se conectar com suas vítimas e, finalmente, as enganou em centenas de milhares de dólares.

Eu tenho pesquisado fraude de romance por mais de uma década. Ouvi as histórias dolorosas e traumáticas de centenas de vítimas. Embora cada história seja única, existem fatores comuns e algumas lições mais amplas a serem aprendidas.

O golpista do Tinder é um exemplo impressionante do que pode dar errado, mas o que ele nos ensina sobre golpes de amor e como evitar ser a próxima vítima?

O que é traição amorosa?

Os golpistas românticos usam o disfarce de um relacionamento pessoal para explorar a confiança de suas vítimas e obter ganhos financeiros (ou às vezes, como a ASIO alertou esta semana, para acessar informações privadas ou classificadas).

Isso geralmente é feito online, por meio de um site ou aplicativo de namoro ou de uma plataforma de mídia social. Em muitos casos, vítimas e perpetradores nunca se encontram. No entanto, como mostra The Tinder Swindler, isso também pode acontecer em relacionamentos pessoais.

Os golpistas românticos usam uma variedade de técnicas habilidosas de aliciamento, práticas de engenharia social e táticas de abuso psicológico para obter a conformidade de suas vítimas.

Leviev manipulou com sucesso várias mulheres, posando como filho de um magnata do diamante antes de alegar que sua família havia recebido ameaças violentas e pedir às vítimas que pedissem empréstimos em seu nome para ajudar a lidar com uma suposta emergência de segurança.

Cada uma de suas ações foi intencional e proposital, e é mais geralmente refletida em padrões de crimes conhecidos. Aqui estão algumas táticas típicas, todas usadas por Leviev:

  1. Crie um perfil e uma identidade atraentes que exalem poder, riqueza e status.
  2. Vítimas de ?

    6;Love-Bomb’ com enormes demonstrações de afeto, incluindo mover-se rapidamente para o ‘casal’ e discutir um possível futuro juntos.

  3. Crie uma “emergência” que precise de ajuda financeira urgente – pode ser uma situação comercial, um problema médico ou um problema de direito penal, como um crime. B. Alegando ter sido preso no exterior.
  4. Aumente essas demandas financeiras ao longo do tempo, geralmente pedindo às vítimas que transfiram dinheiro, registrem cartões de crédito ou façam empréstimos bancários.
  5. Ameaçar, abusar verbalmente ou coagir a vítima se ela recusar.

Por que as vítimas enviam dinheiro?

Observando da segurança do sofá da sala, é fácil dizer: “Eu não faria isso”. Mas não devemos subestimar a capacidade de um criminoso experiente de identificar uma fraqueza ou fraqueza e explorá-la impiedosamente.

Usando pesquisas de vítimas e não vítimas, a pesquisa descobriu um punhado de características associadas a ser vítima de golpes amorosos. Crucialmente, pessoas com níveis mais altos de crenças romantizadas ou que acreditam na ideia de “amor verdadeiro” são mais propensas a se tornarem vítimas.

Várias vítimas com quem falei foram capazes de identificar um motivo específico que levou à sua decisão inicial de se envolver com um agressor. Isso pode ter sido a perda de um relacionamento anterior ou uma mudança nas circunstâncias (por exemplo, aposentadoria ou mudança dos filhos). Em muitos casos, uma decisão em uma fração de segundo de deslizar para a direita em um perfil ou responder a uma mensagem amigável mudou suas vidas para sempre.

A vulnerabilidade de uma pessoa à fraude não é estática; pode mudar mensalmente, semanalmente ou mesmo diariamente. Muitas vítimas não teriam sido enganadas se tivessem visto a notícia em outro momento. Os perpetradores têm como alvo centenas de vítimas na esperança de um único golpe.

Minha pesquisa também descobriu que muitos ofensores usam técnicas de abuso psicológico semelhantes às comumente encontradas na violência doméstica. Os abusadores podem impedir que as vítimas se comuniquem com familiares e amigos, bombardeá-los com mensagens para monopolizar sua atenção ou abusar verbalmente deles para fazê-los se sentirem inúteis. Todas essas táticas prejudicam a capacidade da vítima de pensar claramente sobre sua situação ou de procurar ajuda.

“Eu nunca cairia nessa”

Nenhuma vítima acorda de manhã e pensa: “Vou dar todo o meu dinheiro hoje”. Em vez disso, é o resultado de um processo cuidadoso de nutrição. Os perpetradores que conquistaram a confiança de suas vítimas geralmente criam contratos de aparência realista, extratos bancários ou cartas oficiais para justificar suas demandas por dinheiro.

Eles normalmente retratam esses pedidos como urgentes e confidenciais, como no caso da “emergência de segurança” de Leviev, na qual ele alegou ter tentado negociar negócios enquanto estava escondido. Essa tática reduz a capacidade da vítima de reagir racionalmente ou buscar aconselhamento externo.

As vítimas de golpes românticos sofrem uma variedade de efeitos negativos, incluindo vergonha e estigma social. Eles são frequentemente culpados e culpados por suas perdas financeiras, e esse estereótipo os torna menos propensos a denunciar esses crimes.

Como posso evitar que isso aconteça comigo?

O namoro online é completo o suficiente sem se preocupar com fraudes financeiras. É difícil saber que alguém em um aplicativo de namoro é realmente quem diz ser.

Os conselhos atuais de prevenção de trapaças se concentram em levar o relacionamento para o mundo real assim que você se sentir pronto e nunca dar dinheiro a alguém que você não conhece cara a cara. Mas em The Tinder Swindler, esse conselho é supérfluo porque Leviev, como muitos delinquentes, havia escolhido uma persona da vida real para combinar com seu perfil digital.

A verdade é que um golpista determinado o suficiente pode estender suas mentiras online para o mundo offline. Conhecer alguém pessoalmente, pesquisar seus antecedentes e fazer uma pesquisa de imagem reversa em sua foto de perfil é um bom conselho – mas não é infalível.

Em última análise, a fraude é quase sempre sobre dinheiro. Portanto, considere os motivos por trás de qualquer pedido de ajuda financeira e nunca envie dinheiro que você não pode perder. Em 2020, os australianos perderam mais de 131 milhões de dólares australianos em golpes de amor. É um preço alto a pagar pela busca do amor verdadeiro.


Se você ou alguém que você conhece foi vítima de golpes amorosos, você pode denunciá-lo ao ReportCyber. Entre em contato com a iDcare para obter assistência. Entre em contato com Scamwatch para dicas de prevenção. A conversa

Este artigo de Cassandra Cross, Diretora Associada (Aprendizagem e Ensino) da Faculdade de Indústrias Criativas, Educação e Justiça Social, Universidade de Tecnologia de Queensland, foi republicado pela The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original.

Da redação / Com hitechglitz.com