quinta-feira, 07/12/2023
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaOlhar Digital transmite neste sábado(14) ao vivo o eclipse solar anular

Olhar Digital transmite neste sábado(14) ao vivo o eclipse solar anular

Banner animado

Se você não estiver nas poucas cidades que poderão ver o anel de fogo completo, acompanhe o eclipse solar anular junto com o Olhar Digital

Flavia Correia /Olhardigital

Veja a formação do “Anel de Fogo” no céu do Nordeste brasileiro, ao vivo, com o Olhar Digital. Crédito: luchschenF – Shutterstock

Agora, falta pouco! Neste sábado (14), acontece o tão esperado eclipse solar anular, que será visto de quase toda a América, sendo que, em algumas partes do continente, será formado um “anel de fogo” no céu – inclusive em uma estreita faixa do Norte e Nordeste do Brasil. 

Se você não quiser perder nenhum detalhe desse fenômeno incrível, poderá acompanhar tudo em tempo real com o Olhar Digital, em uma live super especial com a participação de convidados e imagens exclusivas.

Como assistir ao eclipse solar com o Olhar Digital

A transmissão começa às 14h, em todas as plataformas do Olhar Digital – no site, no canal do YouTube e nas redes sociais FacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

A apresentação é de Bruno Capozzi, nosso editor-executivo, Lucas Soares, editor de Ciência e Espaço, e do astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

Eles estarão acompanhados de Fabricio Pereira Colvero, servidor do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em Santa maria (RS) e astrônomo amador há mais de 20 anos, desenvolvendo projetos sociais voltados à divulgação científica, com ênfase nas áreas de astronomia, sensoriamento remoto e meteorologia.

Para não esquecer:

  • Eclipse solar anular
  • Sábado, 14 de outubro
  • 14h
  • Transmissão ao vivo pelo Olhar Digital

Durante a live, serão transmitidas imagens do fenômeno diretamente do 23º Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), que acontece de 12 a 14 de outubro, em Araruna. Também serão exibidas capturas feitas em outras cidades do Brasil que estiverem na linha da anularidade completa do eclipse – com direito a algumas “espiadinhas” em outros pontos do continente americano.

O que é o “anel de fogo”?

Por estar mais longe da Terra, próxima ao ponto mais distante do planeta (chamado de apogeu), a Lua estará bem menor. Assim, quando passar na frente do Sol, ela vai tapar apenas o centro do astro, ficando no meio de um círculo popularmente chamado de “anel de fogo” (saiba mais detalhes aqui).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes