domingo, 10/12/2023
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbienteOnda de calor acima de 40ºC: veja se onde você mora será...

Onda de calor acima de 40ºC: veja se onde você mora será afetado

Banner animado

Temperaturas devem bater 40ºC em algumas cidades do Brasil com nova onda de calor

Lucas Soares /OlhaDigital

onda de calor
Calor no Brasil em agosto (Imagem: Inmet)

Ads by Kiosked

Uma onda de calor deve atingir diversas regiões do Brasil nos próximos dias entre esta terça-feira (22) até pelo menos o próximo sábado (26), os termômetros podem bater 40°C em alguns lugares.

De acordo com o Climatempo, essa mudança vai descaracterizar o último mês do inverno de 2023, que deve ser marcado por recordes de temperatura este ano.

Ao longo do mês, as temperaturas já vem aumentando em regiões do Centro-Oeste, Nordeste e partes do Sudeste, causando uma onda de calor no mês de agosto.

Apesar disso, o cenário previsto para os próximos dias é de um calor recorde para o mês, fora do normal em comparação com os anos anteriores.

“Desta vez estamos falando de temperaturas que podem chegar aos 37°C em Campo Grande e Goiânia, aos 42°C em Cuiabá, 34°C em Brasília, 34°C em São Paulo (o recorde é 33,1°C) e 39°C no Rio”, explica o meteorologista do Climatempo Vinicíus Lucyrio sobre a onda de calor.

Após esse período de calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê uma nova onda de frio que deve chegar ao Brasil através da região Sul.

Previsão de Chuva por região

O Inmet também atualizou a previsão de chuva para cada região do Brasil entre os dias 21 e 28 de agosto, confira:

  • Região Norte: são previstos volumes de chuva maiores que 30 milímetros (mm) no noroeste do Amazonas, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, como no Pará, Amapá e Tocantins haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.
  • Região Nordeste: há previsão de tempo seco e sem chuvas, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região. No entanto, no início da semana, podem ocorrer baixos acumulados de chuva no litoral sul da Bahia.
  • Centro-Oeste: a persistência de uma massa de ar quente e seco deixará o tempo estável e sem chuvas em praticamente toda a região. Além disso, poderão ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, chegando a valores inferiores a 20%, principalmente, entre os estados de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.
  • Sudeste: o tempo também ficará seco e sem chuvas, principalmente, em áreas do oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais. Ainda no norte de Minas, podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 30%. Já em áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais, no início da semana, podem ocorrer volumes de chuva maiores que 30 mm, devido a um sistema de baixa pressão.
  • Região Sul: a atuação de uma frente fria sobre o oceano, no início da semana, intensificará áreas de instabilidade que causarão acumulados de chuva que podem ultrapassar 10 mm no Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina. Já no oeste da região, principalmente no Paraná, há previsão de tempo seco e sem chuvas em grande parte da semana.
Ilustração do fenômeno climático El Niño no mapa mundi
Fenômenos como El Niño podem contribuir com variações temporárias da temperatura média global (Imagem: Divulgação)

Ondas de calor como consequência do El Niño

  • El Niño é um fenômeno meteorológico que eleva a temperatura do Oceano Pacífico.
  • Existem dois tipos: o clássico, que altera a temperatura do mundo inteiro a partir do aquecimento de uma faixa do Pacífico, e o costeiro, em que há o aquecimento apenas na costa do Peru e do Equador.
  • Ele acontece a cada dois a sete anos e dura cerca de nove a 12 meses.
  • Como consequência, há recordes de temperaturas em várias partes do globo, além do aumento de secas ou chuvas, dependendo do lugar do mundo.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes