sexta-feira, 01/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolicialOperação da PF deflagrada nesta quarta-feira(06) tem como alvo grileiros de terra;...

Operação da PF deflagrada nesta quarta-feira(06) tem como alvo grileiros de terra; investigados incluem engenheiros, empresários e servidores públicos

Banner animado
(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quarta-feira (06.12) a Operação Retomada II para desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes para invadir e desmatar terras da União. Aproximadamente 22 mil hectares foram ilegalmente apropriados, muitos deles desmatados para criação de gado. A operação envolveu cerca de 80 policiais, resultando na execução de 11 mandados de busca e apreensão nos estados do Pará e Mato Grosso.

Os alvos incluíram engenheiros, empresários e servidores públicos do Pará, suspeitos de integrar a organização criminosa junto a uma família de agropecuaristas. Empresas de regularização fundiária e o escritório de uma advogada com acesso privilegiado a autuações e embargos ambientais também foram investigados.

As apurações revelaram que as empresas, por meio de seus sócios e funcionários, fraudaram cadastros de áreas públicas da União, inserindo dados falsos e falsificando documentos. Esses funcionários também estavam envolvidos no planejamento e monitoramento em tempo real do desmatamento.

A advogada em questão é suspeita de negociar propinas a servidores públicos estaduais que teriam descoberto o desmatamento ilegal.

A Justiça Federal determinou o sequestro de aproximadamente R$ 116 milhões, nove imóveis e o afastamento dos servidores públicos e da advogada de suas funções.

Em agosto de 2023, a Polícia Federal já havia deflagrado a primeira fase da Operação Retomada, que resultou em três mandados de busca e apreensão, sequestro de veículos, cerca de 20 imóveis (incluindo 11 fazendas) e a indisponibilidade de 10 mil cabeças de gado nos municípios de Novo Progresso/PA e Sinop/MT.

Da redação / Com Policia Federal

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes