sábado, 24/02/2024
Banner animado
InícioNotíciasEsportesPai e filho faturam prata em competição de tênis de mesa em...

Pai e filho faturam prata em competição de tênis de mesa em Cuiabá

Banner animado

A delegação ABC-Sul foi a campeã geral, Central a vice-campeã e Mato Grosso o 3º lugar

Américo Mariama (pai) e Alexandre Mariama (filho) se sagraram vice-campeões em categorias individuais no 67º Campeonato Intercolonial Brasileiro de Tênis de Mesa, que ocorreu de 20 a 22 de janeiro, no Ginásio Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá-MT. Com esses e outros pódios, a delegação de Mato Grosso ficou com o 3º lugar na soma dos resultados obtidos na categoria masculina, 5º lugar na feminina e 3º no placar geral, atrás das delegações ABC-Sul e Central.

“Meu pai ama o tênis de mesa, eu gosto, meu irmão joga e minha mãe também jogava. Como todos gostam, fica mais fácil de achar motivos para reunir e ficar juntos. Eu conquistei três pódios nesse Intercolonial, foram dois segundos lugares (individual e duplas) e um terceiro lugar (equipes). Meu pai foi vice-campeão individual, na categoria veterano, e 3º lugar por equipes. E meu irmão pegou terceiro por equipes”, comentou Alexandre Mariama, de 31 anos, bancário.

Individual

MT ganhou cinco troféus de prata e cinco de bronze nas categorias individuais. Na prata, foram Américo Mariama (na categoria veterano), Alexandre Mariama (pré-sênior), Marcelo Kotani (sênior), Laís Mayer (livre feminino) e Damião Loft (livre masculino). No bronze, foram Julia Hatakeyama (pré-pré-mirim feminino), Luciana Morimoto (adulto feminino), Rebeca de Castro (livre feminino), Juliano Goulart (livre masculino) e Enzo Matsubara (repescagem Mirim).

Duplas

MT conquistou dois troféus de prata e dois de bronze nas categorias de duplas. Na prata, com as duplas Alexandre Mariama e Luciana Morimoto (categoria de dupla mista) e Sebastião Silva e Juliano Goulart (dupla livre). No bronze, com as duplas Getúlio Queiroz e Damião Loft (dupla livre) e Marcelo Kotani e Rafael (dupla masculina).

Equipes

MT pegou três pratas e cinco bronzes nas categorias por equipes. Na prata, foram Luana e Julia (na categoria pré-pré-mirim feminino), Henrique e Vitor (pré-pré-mirim masculino) e Luciana, Patrícia e Milena (adulto feminino). No bronze, foram Luckas e Enzo (mirim masculino), Ângela e Edna (pré-lady), Gustavo e Renato (adulto masculino), Alexandre, Rafael e Marcelo (pré-sênior) e Mário, Américo, Nelson e Mário (sênior).

Histórias

Antônio Yamamoto, de 72 anos, foi o atleta com maior idade da delegação de MT. Um fato curioso é que nasceu em alto mar durante viagem de navio entre Japão e Brasil (próximo de Singapura). Segundo ele, já havia brincado de tênis de mesa na juventude, mas só começou a levar a sério lá pelos 60 anos. Principalmente motivado pela saúde e diversão. Ele diz: “A maioria do pessoal da minha idade chega a tomar até dez remédios diferentes. E eu não tomo nada”.

Histórias II

Vitor Nishitani Nakao, de 6 anos, foi o atleta com menor idade da delegação de MT. O pai dele, Aldo Nakao, que praticou tênis de mesa dos 9 aos 15 anos, depois parou e retomou ano passado, conta que a esposa (Ângela) e os filhos (Luana e Vitor) começaram a praticar apenas no ano passado (2016), quando souberam que o Intercolonial ocorreria em Cuiabá. Aldo diz que abriram mão de diversas outras atividades em prol do tênis de mesa e do Intercolonial.

“Nós os pais temos o instinto de proteger os filhos. Fiquei com medo do Vitor perder algum jogo e criar algum tipo de receio. Pois os meninos da idade dele já praticam a mais tempo e estão num nível muito mais alto. Mas Vitor me surpreendeu após perder o primeiro jogo e falar: ‘Nossa pai, como preciso treinar muito para chegar no mesmo nível deles’. Nesse momento vi que ele encarou numa boa, vi que o esporte realmente ensina não só a ganhar, mas também a perder e a admirar o adversário. Ensina a engolir a coisa amarga da derrota e a amadurecer.

Texto e foto: Junior Martins

Assessoria FMTTM – www.clippingcom.com

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes