sexta-feira, 01/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasEsportesPela 1ª vez Copa do Mundo terá partida com trio feminino na...

Pela 1ª vez Copa do Mundo terá partida com trio feminino na arbitragem

Banner animado
Por Monique de CarvalhoImagem de capa para Pela 1ª vez Copa do Mundo terá partida com trio feminino na arbitragem
O primeiro jogo da Copa do Mundo com um trio feminino na arbitragem entrará em campo nesta quinta, 01 – Foto: reprodução

A partida desta quinta-feira, 01, entre Costa Rica e Alemanha será mais que especial para história do futebol. É que pela primeira vez, um jogo masculino da Copa do Mundo terá um trio feminino na arbitragem.

A árbitra francesa Stéphanie Frappart, de 38 anos, apitará o jogo pela 3ª rodada do Grupo E, com auxílio da brasileira Neuza Inês Back (veja abaixo) e da mexicana Karen Diaz Medina.

Stéphanie já esteve em campo nesta Copa, quando atuou como quarta árbitra no empate sem gols entre México e Polônia, pela 1ª rodada do Grupo C, sendo a primeira mulher a exercer uma função em Mundial masculino.

Igualdade na arbitragem

Conhecida pelo carisma e pelo respeito que conquistou em campo, a francesa quebrará a última barreira que faltava na carreira pioneira no futebol.

A árbitra foi a primeira mulher a arbitrar na competição europeia, em 2020. Stéphanie também está na lista de árbitros internacionais da Fifa desde 2009 e foi premiada em 2020 e 2021 como melhor do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Para ela, este é um momento mais que importante para as mulheres que lutam pela igualdade na arbitragem.

“É uma grande evolução, um reconhecimento das minhas qualidades e competências. Esta é a minha linha de conduta desde o início, ser escolhida por minhas competências, não pelo meu gênero”, declarou a francesa numa entrevista coletiva.

Brasileira no time de arbitragem

A catarinense Neuza Back integra o trio feminino de arbitragem nesta próxima partida da Copa do Mundo.

Neuza nasceu em Santa Catarina e tem formação em Educação Física. Ela já apitou outras partidas, inclusive integrou a equipe de arbitragem dos Jogos Olímpicos de Tóquio e o Mundial da Fifa de 2020.

Com a convocação da FiFa a árbitra assistente se torna a primeira brasileira a realizar esse feito.

O duelo entre Costa Rica e Alemanha será no Al Bayt Stadium, em Al Khor (QA), nesta quinta-feira, às 16h (horário de Brasília).

Neuza Back estará em uma partida de Copa do Mundo pela primeira vez. - Foto: reprodução Instagram @neuzaback

A brasileira Neuza Back estará em uma partida de Copa do Mundo pela primeira vez. – Foto: reprodução Instagram @neuzaback

SNB / Com informações de Diário do Nordeste.

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes