terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioGeralCiência e TecnologiaPela primeira vez, uma mulher lidera programa da Estação Espacial Internacional

Pela primeira vez, uma mulher lidera programa da Estação Espacial Internacional

Banner animado

Por Karen Belém

Imagem de capa para Pela primeira vez, uma mulher lidera programa da Estação Espacial Internacional
Viva as mulheres na ciência! Dana Weigel será a primeira mulher responsável pela Estação Espacial Internacional. – Foto: reprodução/Nasa

Histórico! Pela primeira vez, uma mulher assumirá a gestão da Estação Espacial Internacional. A engenheira Dana Weigel, que já trabalha na Nasa há 20 anos, foi a escolhida para ocupar o posto.

Localizada a aproximadamente 400 km acima da Terra, a estação serve como um laboratório para uma ampla gama de pesquisas científicas, inovações tecnológicas e exploração espacial, todas conduzidas em colaboração global.

A missão é usar esses dados para planejar novas missões pelo universo. Desde a construção, mais de 250 astronautas de 20 países já passaram pelo complexo. Como gerente, Weigel será responsável pela gestão geral, desenvolvimento, integração e operação da estação.

Troca de cargos

Weigel vai ficar no lugar de Joel Montalbano, que vai assumir o cargo de vice-administrador associado da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da Nasa.

O administrador associado de operações espaciais da Nasa, Ken Bowersox, disse em comunicado que Dana é “uma excelente escolha para liderar o programa da estação espacial durante este período movimentado nos voos espaciais tripulados, especialmente a bordo da casa da humanidade em órbita”.

Duas décadas de experiência

Weigel vai levar 20 anos de experiência na Nasa para a nova função. Ela começou carreira na Barrios Technology em 1994, mas foi trabalhar na Nasa em 2004.

Ao longo dos anos, ela ocupou diversos cargos na agência, incluindo gerente da mesa de Veículos da Estação Espacial, vice-chefe da mesa da Diretoria de Voo e diretora de voo.

Também já foi responsável por desenvolver sistemas e hardware de instalações de carga, gerenciar os riscos e integrar elementos de parceiros comerciais e internacionais na Estação Espacial Internacional.

Prêmios e medalhas

Formada em engenharia mecânica pela Texas A&M University, Weigel foi reconhecida com vários prêmios e medalhas da NASA por seu serviço excepcional e liderança destacada.

Ela também recebeu o Prêmio Nacional Stellar Rotary por Conquistas Espaciais em duas ocasiões.

 A Estação Espacial Internacional é um laboratório para pesquisa e inovação com participação de astronautas de vários países. - Foto: Artsiom P/Shutterstock

A Estação Espacial Internacional é um laboratório para pesquisa e inovação com participação de astronautas de vários países. – Foto: Artsiom P/Shutterstock

Espalhe Notícia boa!

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes