domingo, 10/12/2023
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioPeríodo proibitivo de queimadas em Mato Grosso começa neste sábado (1º)

Período proibitivo de queimadas em Mato Grosso começa neste sábado (1º)

Banner animado

A partir deste sábado (1º) fica proibido o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. A medida vai até o dia 31 de outubro e tem como objetivo diminuir as áreas atingidas por incêndios no período considerado crítico para as vegetações. 

O decreto nº 259/2023 publicado no Diário Oficial do estado, declara situação de emergência ambiental entre maio e novembro. Isso possibilita a mobilização de esforços para a prevenção e combate aos incêndios durante o momento de alto risco. 

  • ‘Cooperação é fundamental para resultado efetivo contra queimadas’, afirmam Bombeiros

Conforme o documento, foram levadas em consideração as condições climáticas. Dentre elas, a previsão de estiagem, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, que favorecem ocorrências de incêndios florestais.

queimadasqueimadas

Foto: Divulgação

Parceria com concessionária que administra a BR-163

A Concessionária Nova Rota do Oeste e o Corpo de Bombeiros firmaram parceria para o atendimento e combate mais rápido às queimadas localizadas às margens da BR-163 em Mato Grosso. Compreendendo 11 municípios da Baixada Cuiabana. 

  • Período proibitivo de queimadas em Mato Grosso será de 1º de julho e 31 de outubro

A cooperação com o Comando Regional 1 do Corpo de Bombeiros (CRBM-1) também visa utilizar de forma mais eficiente os recursos operacionais destinados ao combate aos incêndios. 

“Os nossos operadores de tráfego são treinados e têm condições de avaliar a situação e dimensão de um foco de calor. Existindo a possibilidade de resolver o problema, a Concessionária atua imediatamente. Caso seja um incêndio maior, que coloque em risco a segurança da equipe, o Corpo de Bombeiros é acionado para atuar na ocorrência”, explica a gerente de Operações da Nova Rota do Oeste, Bárbara Natane.

Em 2023, o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) prevê a implantação de 81 instrumentos de resposta. Composto por 25 unidades do Corpo de Bombeiros, 29 Brigadas Estaduais Mistas, 17 Brigadas Municipais Mistas, sete Bases Descentralizadas Bombeiro Militar e quatro Equipes de Intervenção e Apoio Operacional.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes