domingo, 14/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASMeio AmbientePesca fica proibida a partir de 2ª feira no Nortão

Pesca fica proibida a partir de 2ª feira no Nortão

Banner animado

imagens reprodução web

Por: Herbert de Souza

                                     A Piracema começa na próxima segunda-feira (3) na bacia hidrográfica Amazônica, que os rios nos municípios de Sinop e demais cidades do Nortão. A pesca ainda estará liberada neste sábado e domingo. O período proibitivo segue até o dia 28 de fevereiro do ano que vem -quando acaba a Piracema (reprodução dos peixes), mas pode ser prorrogado.

                              O analista de meio ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Jackson Medeiros, explicou ao Só Notícias que serão intensificadas as fiscalizações. “Nesta época iremos percorrer ainda mais os rios, atender denúncias e fazer blitz em estradas, com ainda mais frequência do que já fazemos.

                         Aqueles que desrespeitarem a legislação poderão receber uma multa que varia de R$ 1 mil a R$ 100 mil. Caso haja flagrante, a pessoa pode ser encaminhada para Polícia Civil e responder processo por crime ambiental”.

                      Até o fim do período, somente populações ribeirinhas poderão praticar a chamada “pesca de subsistência”, para o sustento próprio e da família. Eles só poderão pescar com varinhas de mão, sem uso de molinete e terão direito a 3 kg de pescado por dia. “Vale lembrar que ribeirinho é aquela pessoa que mora na beira do rio e não a pessoa que tem uma chácara às margens, mas mora na cidade.

                        Esta pessoa não está autorizada a pescar”, lembrou Jackson. Mato Grosso têm, além da Amazônica, as bacias Araguaia-Tocantis (região de Barra do Garças) e Paraguai (Cuiabá e Pantanal). Na bacia Araguaia-Tocantis, o período proibitivo começa amanhã, enquanto que na bacia Paraguai terá início também na segunda-feira (3).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes