quinta-feira, 07/12/2023
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioPetrobras anuncia redução de 7,1% no preço de venda de gás natural

Petrobras anuncia redução de 7,1% no preço de venda de gás natural

Banner animado
gás natural da Petrobras

A Petrobras anunciou que o preço de venda de gás natural será reduzido em uma média de 7,1% por metro cúbico a partir de 1º de agosto, considerando a variação do preço do produto e do seu transporte por dutos. Segundo a estatal, essa atualização segue o que foi previamente acordado nos contratos com as distribuidoras.

Ao longo do ano, o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras já acumula uma queda de aproximadamente 25%, de acordo com informações da companhia.

De acordo com a estatal, os contratos firmados com as distribuidoras estipulam atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, atrelada às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Nesse sentido, para o trimestre em questão, o petróleo registrou uma queda de 3,8% e o câmbio teve uma apreciação de 4,8%.

Vale ressaltar que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado unicamente pelo valor de venda praticado pela Petrobras. Outros fatores também são levados em conta, como o portfólio de suprimento de cada distribuidora, suas margens de lucro e, no caso do GNV (gás natural veicular), dos postos de revenda, além dos tributos federais e estaduais.

A empresa informou que as tarifas cobradas do consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, seguindo a legislação e a regulação específicas. Além disso, a estatal esclareceu que a atualização anunciada para o dia 1º de agosto de 2023 não se aplica ao preço do GLP (gás de cozinha), que é envasado em botijões ou vendido a granel.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes