terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolicialPF prende suspeitos por contrabando de mercúrio para garimpo em MT; cidade...

PF prende suspeitos por contrabando de mercúrio para garimpo em MT; cidade do Nortão foi um dos alvos

Banner animado

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta segunda-feira (11.12) três suspeitos de contrabandear mercúrio para garimpos ilegais nos estados de Mato Grosso (MT) e Pará (PA). Denominada de Minamata, a operação ocorreu nas cidades de nas cidades de Jacareacanga/PA, Guajará Mirim/RO, Nova Mamoré/RO e Peixoto de Azevedo/MT e resultou, além da prisão, no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e uma medida cautelar contra os suspeitos. 

O mercúrio, substância altamente tóxica e nociva ao meio ambiente, é vastamente usado por criminosos em garimpos ilegais do Pará e Mato Grosso. “A substância é usada para separar o ouro extraído de outros minérios, e após o uso, é despejado na água, intoxicando a vida selvagem da região e os povos que habitam os locais afetados”, detalhou a PF. 

De acordo com informações divulgadas pela PF, mais de 20 policiais participaram da operação. Os presos são suspeitos de cometer crimes ambientais relacionados à importação e comercialização ilegal de mercúrio, associação criminosa, lavagem de capitais, além de outros possíveis delitos que a apuração pode apontar.

Foram apreendidos celulares, três armas de fogo, documentos, identificados veículos para posterior bloqueio, e outros aparelhos de mídia que serão utilizados para fundamentar as investigações.  A medida cautelar cumprida foi de monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica. A PF segue as investigações para identificar outros possíveis envolvidos nos crimes. 

Da Redação Com PolíciaFederal

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes