terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioPIB da soja e do biodiesel no Brasil pode subir 20% em...

PIB da soja e do biodiesel no Brasil pode subir 20% em 2023

Banner animado
soja

O PIB total da cadeia da soja e do biodiesel deve crescer 19,88% em 2023.

A estimativa é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Pesquisadores  afirmam que esse desempenho reflete os crescimentos estimados em todos os segmentos do PIB.

Os segmentos do PIB registram crescimento de 6,2% para insumos, 38,47% para a soja dentro da porteira, 3,88% para a agroindústria e 15,66% para os agrosserviços.

Dessa forma, a cadeia produtiva pode alcançar um valor de PIB agregado de R$ 691 bilhões em 2023.

Esse valor representa 28,5% do PIB do agronegócio brasileiro.

Além disso, esse montante corresponde a 6,3% do PIB total do País.

Apesar desse excelente resultado do PIB (medido por uma perspectiva de volume), devido ao comportamento desfavorável dos preços, pesquisadores do Cepea/Abiove ressaltam que o aumento do PIB-renda poderá ser de apenas 0,42% em 2023 – em outras palavras, a renda auferida pelos agentes da cadeia produtiva poderá crescer apenas 0,42% acima da inflação média do País (medida pelo deflator do PIB nacional).

Mercado de trabalho

A população ocupada (PO) na cadeia da soja e do biodiesel no primeiro trimestre de 2023 foi de 2,4 milhões de pessoas, 12,64% acima do primeiro trimestre de 2022. Com esse resultado, a tendência de aumento da participação da PO da cadeia produtiva na PO do agronegócio e na do Brasil se manteve. No primeiro trimestre, essas participações foram de 10,54% com relação ao agronegócio e de 2,46% com relação à economia. Na comparação entre os primeiros trimestres de 2022 e 2023, a PO cresceu para todos os segmentos da cadeia produtiva, exceto a agroindústria.

Em relação ao perfil da mão de obra, a cadeia se manteve relativamente formalizada entre os primeiros trimestres de 2022 e de 2023. Os empregados com carteira assinada representaram 46% do total de pessoas ocupadas; a participação feminina manteve-se reduzida, sendo 35% da PO. Quanto à escolaridade, a cadeia produtiva manteve destaque positivo se comparada ao agronegócio.

Comércio exterior

Apesar dos valores recordes em 2022, a receita com as exportações dos produtos da cadeia produtiva teve um aumento de 2,46% no primeiro trimestre de 2023. Isso ocorreu em comparação ao mesmo período de 2022.

Esse crescimento trimestral do valor exportado está atrelado aos maiores preços de exportação (+8,85%). Isso ocorreu apesar do menor volume embarcado, que teve uma redução de 5,87%, de acordo com pesquisadores do Cepea/Abiove.

O avanço no valor exportado foi impulsionado por aumentos no farelo, óleo e biodiesel. Houve exportações menores para a soja em grão, glicerol e proteína de soja.

O biodiesel foi o produto com aumento mais expressivo nas exportações no primeiro trimestre, que cresceram em valor (213,09%) e, sobretudo, em quantidade (393,05%).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes