Início Política PIPOCANDO O SABER: Projeto Pipocando o Saber abre o Palácio Paiaguás...

PIPOCANDO O SABER: Projeto Pipocando o Saber abre o Palácio Paiaguás à população

54
0
Google search engine

Governador lançou o projeto com estudantes que participam na capital da 7ª Mostra de Ciência e Tecnologia

GUSTAVO NASCIMENTO
Redação/Gcom-MT

Meneguini/Gcom-MT

Governador Pedro Taques recebe grupo de estudantes no Palácio Paiaguás

              O governador Pedro Taques se encontrou na manhã desta quinta-feira (08.10) com aproximadamente 100 alunos do estado que são expositores da 12ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está sendo realizada em Cuiabá. O chefe do Executivo estadual também lançou o projeto Pipocando Saber, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que abre as portas do Palácio Paiaguás para que os estudantes possam conversar com o governador e conhecer as instalações da sede do Executivo estadual e a história de Mato Grosso.

               O projeto é um sonho antigo do governador, que acredita que a população em geral deve conhecer o Palácio e a história do Estado. “Este é um projeto que estamos dando início hoje. Trazer os estudantes e os cidadãos para dentro do Palácio para conhecer um pouco a história e as nossas potencialidades”.
Segundo Taques, a ideia é que o projeto seja levado para as escolas de todo o Estado. Ele afirmou que o nome foi inspirado na produção do milho de pipoca do Estado, que produz 70% de todo o produto nacional e é um dos maiores produtores do mundo.

                 O chefe do Executivo estadual ressaltou a importância do ensino da ciência nas escolas e destacou a iniciativa na realização do evento. “Nenhum país do mundo sobrevive sem essas três palavras: ciências, tecnologia e informação. Mato Grosso produz muito, mas nós precisamos de pessoas preparadas para um novo momento que vamos chegar, que é a chamada verticalização da nossa produção, agregando valores da industrialização na nossa agricultura.”

Meneguini/Gcom-MT
http://www.secom.mt.gov.br//storage/1/webdisco/2015/10/08/374x280/8a12f953ae876076e736266884330f5f.jpg

             Para a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luzia Helena Trovo, eventos como estes estimulam ainda mais os estudantes que irão voltar para as suas escolas e seus lares com um incentivo ainda maior. Por conta disso, a secretária pretende dar continuidade a iniciativa. “Eventos como este tem também este aspecto, essa dimensão de contribuírem para os jovens, que são o futuro, percebam o quanto é importante o estudo e o conhecimento”

              A secretária ressaltou a parceria com a Secretaria de Educação para na realização do evento e afirmou que este é um dos caminhos para o desenvolvimento de Mato Grosso. “É importante para os alunos, para os professores e para nós, que estamos gestores hoje, e sabemos que isso significa o resultado dos trabalhos realizados em sala de aula. Este é um exercício que mostra que a ciência tem a sua aplicabilidade. É isso que o Estado precisa para se desenvolver.”

             A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o evento que envolve escolas, universidades e as experiências mais impactantes para despertar a curiosidade e o interesse científico. Também faz parte da Semana, a 7ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) que tem como principal objetivo fomentar nas escolas da rede pública e privada, a pesquisa científica como forma de compreender o mundo.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação firmou parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso, Unemat, e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para realizar o evento.Â