Justiça mandou garimpeiros saÃrem de garimpo em Pontes e Lacerda.
Porém, oito dias após decisão, cerca de mil pessoas permanecem na área.
Â
            Investigação da PolÃcia Civil aponta que há pessoas com armas de fogo dentro do garimpo ilegal que se instalou na Serra da Borda, região do municÃpio de Pontes e Lacerda, distante 483 km de Cuiabá. Há mais de uma semana, a Justiça Federal determinou a retirada dos garimpeiros do local e autorizou o uso de força policial caso a saÃda não seja feita de forma voluntária. Porém, cerca de mil pessoas ainda permanecem na área.
          “Nós temos conhecimento, através do nosso serviço de inteligência de Pontes e Lacerda que fez vários levantamentos no interior do garimpo e também nas proximidades, há relatos comprovados de que há pessoas que estão portando armas de fogo, inclusive armas longas”, disse o delegado da PolÃcia Civil, Vitor Domingues.

Para chegar ao ouro, garimpeiros têm usado
mercúrio. (Foto: Reprodução / TVCA)
            Até agora, duas pessoas foram presas com 40 gramas de ouro. Outras quatro foram detidas com R$ 460 mil em dinheiro. Elas são suspeitas de comprar ouro dos garimpeiros – o que também é crime.
           Um garimpeiro, que pediu para não aparecer e nem ter o nome divulgado, contou que o clima é tenso na região. “Tem muitos armados lá no barranco, que é onde surge o ouro mais forte. São 12, 13 pistolas com segurança ao redor”, disse.

Parte das escavações é feita ao pé da Serra da
Borda. (Foto: Reprodução / TVCA)
           Ainda não há confirmação da chegada dos militares, mas essa ação é pra evitar que a área seja invadida de novo pelos garimpeiros.

Vários barracas foram armadas em garimpo.
(Foto: Júlio Ferreira de Souza/ Arquivo pessoal)
            Garimpeiros e não garimpeiros de diversas partes do paÃs foram até a região à procura de ouro. E, a despeito da decisão judicial que considerou a extração ilegal por não ter permissão da União, e do soterramento de pessoas no alto da serra, mais gente tem chegado ao garimpo nos últimos dias.
             Em reunião realizada nessa semana com a participação do prefeito do municÃpÃo, Donizete Barbosa (PSDB), os garimpeiros pediram a implantação de alguma medida para regularizar a exploração no local.