sábado, 24/02/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdePOLUIÇÃO NA COZINHA: guia indica cuidados para evitar problemas de saúde

POLUIÇÃO NA COZINHA: guia indica cuidados para evitar problemas de saúde

Banner animado

Cartilha baseada em pesquisas internacionais traz orientações sobre como reduzir emissão de poluentes na cozinha e cuidar da saúd

Imagem: Shutterstock/Monkey Business Images

Cerca de quatro milhões de pessoas que desenvolveram doenças relacionadas à emissão de gases poluentes em ambientes domésticos, como a cozinha, faleceram prematuramente. A informação é de uma pesquisa que investigou a qualidade do ar em residências ao redor do mundo.

A partir das descobertas do estudo, foi desenvolvido e lançado um guia de ações que visa reduzir os impactos da poluição emitida dentro de casa na saúde.O projeto, traduzido para 17 idiomas, contou com participação do cientista brasileiro Thiago Nogueira, professor do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Acesse a cartilha aqui.

Como reduzir a poluição na cozinha?

O tipo de combustível, método de cozimento e ventilação são alguns dos fatores que podem afetar a qualidade do ar em sua cozinha. Algumas medidas para reduzir a poluição no ambiente são:

  • Utilizar métodos, como panelas de pressão ou panelas elétricas de arroz, que ajudam a reduzir o tempo de cozimento dos alimentos;
  • Evitar o uso de carvão e querosene, optando por alternativas de combustíveis mais limpos;
  • Abrir janelas e portas durante o preparo de alimentos para garantir que o ar se dissipe para fora do ambiente;
  • Instalar exaustores funcionais ou outras tecnologias de purificação do ar de baixo custo, como a caixa Corsi-Rosenthal.

Thiago Nogueira explicou, durante episódio do podcast Saúde É Pública, quais são os poluentes emitidos dentro de casa:

A poluição do ar no ambiente doméstico é gerada pelo uso de combustíveis e tecnologias ineficientes dentro ou ao redor da casa e pode conter uma série de poluentes prejudiciais à saúde, como o monóxido de carbono e o dióxido de nitrogênio. Ambos são emitidos durante a combustão para o preparo de alimentos ou para a geração de energia doméstica.Thiago Nogueira, em entrevista ao podcast “Saúde É Pública”

O manual é baseado em pesquisas conduzidas por cientistas de diversos países, que colaboraram nos programas “Engenharia de Ar Limpo para Cidades” (CArE-Cities), “Engenharia de Ar Limpo para Residência” (CArE-Homes) e nos projetos de “Transferência de Conhecimento” e “Aplicação Prática de Pesquisa sobre Qualidade do Ar Interior” (KTP-IAQ).

Por Nayra Teles

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redator(a) no Olhar Digital

Por Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes