quarta-feira, 17/04/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioPrazo de emplacamento de máquinas agrícolas é adiado por dois anos

Prazo de emplacamento de máquinas agrícolas é adiado por dois anos

Banner animado

Agronegócio

 G1MT

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu, na quinta-feira (18), adiar por dois anos o prazo de emplacamento das máquinas agrícolas, segundo o Ministério das Cidades. Com a decisão, os tratores e outros equipamentos deverão estar emplacados para transitar em vias públicas a partir de 1º de janeiro de 2017.

O objetivo do adiamento é possibilitar a adequação do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) e dos sistemas estaduais para receberem as novas informações.

O emplacamento não se estende para tratores de grande porte com mais de 2,60 metros de largura. Neste caso, continua sendo proibido circular com esse veículo em vias públicas. A regra é a mesma para pulverizadores e colheitadeiras que só podem ser transportadas em cima de caminhões prancha. De acordo com a resolução, o emplacamento não será cobrado de proprietários de máquinas mais antigas ou que foram compradas antes de agosto deste ano.

Para dirigir as máquinas agrícolas, será exigida a categoria B da carteira nacional de habilitação.

Protesto
A partir de 1º de janeiro de 2015, o emplacamento passaria a ser obrigatório no país. Para protestar contra a medida, no dia 11 de dezembro, produtores de Goiás, Paraná, Pará e Rio Grande do Sulprotestaram contra a obrigatoriedade levando as máquinas para as principais rodovias desses estados e interrompendo o trânsito.

Os produtores estavam preocupados com o aumento das despesas no campo quando a lei do emplacamento entrasse em vigor.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes